‘Surgiram pedras no meu caminho’ segue aberta a visitação até dia 12 de fevereiro

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Samara Martins | Publicado em 15 de janeiro de 2024 às 13:59

Exposição do artista visual André Luiz pode ser apreciada das 8h às 19h, na Galeria Municipal de Artes

O público tem até o dia 12 de fevereiro de 2024 para visitar a exposição "Surgiram pedras no meu caminho", do artista visual curitibano André Luiz, vencedor do VI Salão Palmense de Novos Artistas. As obras, que lançam um olhar sobre os usuários de crack, estão instaladas na Galeria Municipal de Artes, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, em Pamas. A galeria funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas.

Na abertura, na última sexta-feira, 12, o artista ressaltou que 'Surgiram pedras no meu caminho' tem a finalidade de provocar uma reflexão sobre o uso das drogas e os problemas que podem acarretar, além de dar visibilidade para os usuários, em específico os usuários de crack.  “É um baita presente poder começar o ano com essa exposição em Palmas, que busca uma reflexão sobre a cracolândia paulista. Para a gente ver esse lado, como a drogadição pode afetar as pessoas. Esse problema que é de ordem social, é de ordem de saúde e que, às vezes, essas pessoas são despercebidas.  Que o público possa verificar que, por mais que essa pessoa esteja ali, naquele estado, ela ainda assim é uma pessoa. E o que a gente pode fazer para melhorar a vida do outro, o que a gente pode fazer para que esse problema também não nos atinja”, afirmou André Luiz. 

Exposição 

Alguns grupos urbanos se tornam ‘invisíveis’ socialmente, a exemplo dos usuários de drogas, em específico do crack, um problema que atinge em maior grau as grandes cidades. Foi para este grupo que o artista visual curitibano André Luiz direcionou o olhar para realizar a exposição ‘Surgiram pedras no meu caminho’. André Luiz pode ser considerado um dos poucos a tratar o vício do crack na produção contemporânea das artes visuais no Brasil. "O modo como ele maneja a temática direcionada para um dos principais compromissos do campo artístico provoca a reflexão sobre os mais variados assuntos da vida humana, bem como assume o compromisso de elaborar um sofisticado registro, no caso de um tema que afeta um crescente segmento social’, afirma o curador Nei Vargas da Rosa, doutor em Artes Visuais.  

Graduado em Filosofia, História, Desenho e Pintura e mestre em Educação e Novas Tecnologias, André Luiz apresenta um conjunto de obras que instiga o público a pensar nos aspectos que compõem o universo do crack em suas variadas acepções. Saiba mais, clicando aqui.

Serviço 

O quê: exposição Surgiram pedras no meu caminho
Quando: até 12 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h 
Onde:  Galeria Municipal de Artes - Espaço Cultural José Gomes Sobrinho

 

Texto: Samara Martins / FCP

Edição: Juliana Matos / Secom