Terça Literária apresenta “Os Brasis de Darcy Ribeiro” com Edson Cabral

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Samara Martins | Publicado em 11 de maio de 2018 às 14:57

Performance literária é baseada na obra “O povo Brasileiro”  de Darcy Ribeiro

Edson Cabral, ocupante da cadeira 25 da Academia Palmense de Letras (APL) apresenta “Os Brasis de Darcy Ribeiro”, no projeto Terça Literária deste mês de maio. O evento, que acontece na terça-feira,15, às 20 horas, no Theatro Fernanda Montenegro é resultado da parceria entre a Fundação Cultural de Palmas (FCP) e a APL, em que uma terça do mês é dedicado a promoção da literatura de Palmas e região.

Baseado na obra “O Povo Brasileiro”, o evento pretende apresentar a importância do pensamento e do legado do escritor Darcy Ribeiro, que notabilizou-se fundamentalmente por trabalhos desenvolvidos nas áreas de educação, sociologia e antropologia.

Na performance literária serão utilizados trechos de documentários sobre Darcy Ribeiro, declamação de poemas de Gilberto Freire e trechos da carta de Pero Vaz de Caminha, dentre outros elementos, explica Edson Cabral. “Eu construí essa performance literária a partir desse livro O Povo Brasileiro, e durante o espetáculo apresento o legado de Darcy Ribeiro, que é meu patrono da APL, pela importância que teve na formação intelectual do povo brasileiro”, explica Cabral.

Durante a performance haverá declamação e poemas de Gilberto Freire com Osmar Casagrande; leitura de trechos da carta de Pero de Vaz de Caminha com Josafá Miranda; narração com Marília Mendes e apresentação de capoeira.

“Darcy Ribeiro tratava muito da miscigenação do povo brasileiro, esse povo semelhante a nova Roma. Essa miscigenação também faz parte da formação de Palmas, por isso considero muito oportuno falar deste tema nesse momento, próximo ao aniversário de 29 anos da Cidade”, conclui Cabral.

Edson Cabral de Oliveira

Com formação e pós-graduações em Administração de Empresas, atua na área de Consultoria empresarial e Pesquisa de Mercado e é Diretor e Gestor Cultural do Espaço e da Plataforma Digital Taquaruçu Garden.

Entre as experiências profissionais destaca-se o cargo de Diretor Técnico do Sebrae-TO e Secretário de Governo da Prefeitura de Palmas. Na área acadêmica atuou como professor e coordenador de Extensão Universitária e Acadêmica.

Autor do Livro Tocante – considerações de um pioneiro e espelhos, também escreveu e publicou contos, resenhas e crônicas. Na Academia Palmense de Letras ocupa a Cadeira 25. Na área cultural colaborou em diversos espetáculos realizados na Universidade Luterana do Brasil; dirigiu e adaptou a peça “O Mercador de Veneza”, de Willian Shakespeare e foi idealizador da Performance Literária “Vadinho coma muito bem”. É escritor com produções nas áreas de contos, resenhas literárias e crônicas.

Site Plataforma Digital: www.taquarucugarden.com.br

Data: terça-feira – 15 de maio;