TO-050 registra 125 dias sem vítimas fatais no trânsito

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Wédila Jácome | Publicado em 30 de outubro de 2015 às 18:52

Intervenções com critérios técnicos, apontados por dados do Projeto Vida no Trânsito, resultaram em mais de quatro meses sem morte na TO-050. No ano passado, as vítimas fatais nessa rodovia corresponderam a 50% dos casos de mortes no trânsito dentro do perímetro urbano de Palmas.

O prefeito Calos Amastha disse em rede social que ‘esses dados devem ser comemorados com guaraná’, fazendo assim uma alusão a não ingestão de álcool, um dos grandes fatores de acidentes na via.

Para o secretário Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte, Christian Zini, o principal fator de mudanças desse resultado foi o convênio celebrado no final de 2014 entre a Prefeitura de Palmas e o Governo Estadual, que possibilitou ao Município atuar na fiscalização, monitoramento e campanhas educativas na via. “Com a celebração do convênio conseguimos planejar estrategicamente cada ação na TO-050, a fim de reduzir o número de acidentes com vítimas fatias e graves e, identificados os pontos críticos de conflitos, conseguimos instalar radares de barreiras educativas ao longo da via”.

Atualmente a TO-050 possui 20 faixas de monitoramento, ou seja, um único equipamento eletrônico pode monitorar até quatro faixas. E já está em fase de implantação mais quatro faixas de monitoramento por lombada eletrônico na entrada do campus da Católica, com o objetivo de reduzir a velocidade no local, permitindo assim maior segurança aos alunos e aos moradores de chácaras daquela região.

E para continuar avançando na segurança da cidade e das rodovias que estão no perímetro urbano de Palmas, a SMAMTT instalou cinco câmeras de videomonitoramento nas principais entradas da cidade, a exemplo das TOs-050, 020, 030, 010 e 080. A previsão é de que até o final do novembro as imagens transmitidas sejam monitoradas por agentes de trânsito através da CCO – Central de Controle e Operação, já montada na sede da secretaria.

As imagens estão sendo transmitidas via internet, e o sistema poderá identificar todas as placas dos veículos que entram e saem de Palmas. Através dessa leitura, o sistema identifica se o veículo é furto de roubo ou se tem alguma pendência na documentação. Por meio das imagens, os agentes poderão registrar notificações de infrações, como ultrapassagens indevidas, falta do uso do cinto de segurança, falar ao celular, além da velocidade excessiva.

Além das intervenções eletrônicas, a secretaria vem realizando campanhas educativas na rodovia, advertindo sobre o perigo do álcool e direção e da velocidade excessiva. Agentes de Trânsito muitas vezes ficam em locais estratégicos da via, com o objetivo de inibir conversões em locais proibidos, os chamados “gatos”.

Os principais fatores de risco identificados nos acidentes fatais da TO-050 apontam para álcool e velocidade. Segundo Zuiton Chagas, coordenador da Comissão de Dados do Projeto vida no Trânsito, coibir condutas erradas no trânsito é evitar acidentes ou reduzir a gravidade das lesões. “Conseguimos reduzir a velocidade média da via que já chegou a ser mais de 110 km/h, e com isso pudemos atingir esse resultado de mais de quatro meses sem mortes na rodovia”.

Das 52 mortes registradas no trânsito em Palmas em 2014, 26 foram na TO-050. Neste ano, de janeiro a outubro, das 36 vítimas fatais 15 foram na TO-050. Para o superintendente de Trânsito, Alexandre Guerreiro, essa redução, mesmo que para muitos pareça pequena, para nós que vivenciamos todos os dias acidentes no trânsito é muito significativa. “Os dados já apontavam um gráfico crescente em maio, relacionados ao mesmo período no ano passado, e caso essas ações não fossem implantadas hoje teríamos números superiores ao ano passado. Estamos desde o dia 27 de junho sem morte na rodovia, isso prova que ações eficientes geram resultados esperados”.

Mesmo com a redução de vítimas fatais e com as instalações de radares, os motoristas ainda continuam a cometer condutas perigosas. Prova disso foi o aumento no número de notificações registradas pelos equipamentos eletrônicos, a principal delas é transitar em velocidade superior a máxima permitida em até 20%. Em 2014, de janeiro a outubro, a Prefeitura registrou 40.971 notificações eletrônicas em Palmas, neste ano já foram registradas 56.462, sendo 29.624 só na TO-050.

Na TO-050, dentro do perímetro urbano de Palmas, a velocidade máxima permitida é de 70 Km/h, em alguns locais de maior conflito, onde as barreiras eletrônicas foram instaladas, essa máxima chega a 40 km/h.