Transporte público registra cerca de 90 mil usuários neste final de semana

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Wédila Jácome | Publicado em 27 de outubro de 2015 às 08:44

Neste sábado e domingo, o transporte público de Palmas registrou cerca de 90 mil usuários. Esse número corresponde a 20 mil usuários a mais que a média registrada por final de semana em Palmas. O aumento na quantidade de usuários foi motivado pela abertura dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas e das provas do Exame Nacional do Ensino Médio.

Para atender a esse aumento, já previsto pela Secretaria Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte, a frota que opera as principais linhas foi reforçada a partir das 10 horas do sábado, 24. De acordo com o diretor de transporte, Jocélio Santos, o transporte público fluiu normalmente, sem nenhum contratempo.

“Não tivemos superlotação, pois fizemos um planejamento estratégico. No eixão tínhamos veículos passando de cinco em cinco minutos e nas outras linhas intervalos com média de 20 minutos”, destacou Santos.

Nos finais de semana sem eventos em Palmas, a média registrada pelo o sistema de monitoramento do transporte público é de 68 mil passageiros. Mas neste final de semana, o sistema registrou 120.487 giros na catraca, subtraindo as 31.472 integrações, chegou ao valor exato de 89.015 passageiros. Só na linha Eixão foram registrados 16.327 passageiros.

Operação de Transporte para os JMPI

E para atender aos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, a SMAMTT disponibilizou um ônibus gratuito, plotado com imagens dos JMPI, que faz o percurso até da Vila dos Jogos, passando pelas Universidade Ulbra e Católica, passando também pela avenida NS-15, lateral da Ulbra voltando a porta do Ginásio Nilton Santos. Essa linha continua em operação até o final dos JMPI, das 16 às 22 horas.

Essa linha especial também está atendendo àqueles que optaram em ir de veículo próprio para a Vila dos Jogos e quiserem estacionar próximo à Vila. Assim o condutor, pode deixar o carro estacionado e ir com a comodidade do ônibus gratuito e com ar condicionado até a porta do Estádio Nilton Santos.

Para atender as delegações, a Secretaria de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte disponibilizou ainda uma linha que sairá de hora em hora do estacionamento da Ocara, passando pela Vila dos Jogos e depois seguirá pela Avenida Teotônio até a rede hoteleira. Esse veículo climatizado e com acessibilidade atenderá exclusivamente àqueles que estiverem devidamente credenciados.

Também já está em operação, desde sexta-feira, 23, os ônibus rosas, com tarifa normal, atendendo o Aeroporto, passando pela Vila dos Jogos e percorrendo a rede hoteleira, com um percurso de 39 km, atendendo aos horários de chegada dos voos, às 11h, 13h, 15h, 17, 22h, e 23h50.