Tuberculose tem cura e pode ser tratada nas Unidades de Saúde da Família de Palmas

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação/Semus | Publicado em 18 de agosto de 2021 às 16:56

Tratamento é realizado em duas fases, que deve ser feito por um período mínimo de seis meses, sem interrupção e diariamente

Doença causada por infecção bacteriana que afeta os pulmões e/ou outros órgãos do corpo, a tuberculose é caracterizada por sintomas como febre, tosse e perda de peso. A doença pode levar à morte se não tratada. A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) informa que, neste ano, 28 pessoas encontram-se em tratamento contra a enfermidade em Palmas. A boa notícia é que a doença tem cura e pode ser tratada integralmente nas Unidades de Saúde da Família (USFs) da Capital.

O tratamento da doença é realizado em duas fases (fase intensiva e fase de manutenção), que deve ser feito por um período mínimo de seis meses, sem interrupção e diariamente. Todas as unidades de Palmas estão aptas a fazerem o diagnóstico, acompanhamento e tratamento.

O Ministério da Saúde explica que a tuberculose é transmitida pelo ar e se instala após inalação de aerossóis das vias aéreas, durante a fala, espirro ou tosse das pessoas com a doença ativa, que lançam no ar partículas com bactérias. Uma pessoa contaminada pode infectar de 10 a 15 pessoas.

Prevenção

De acordo com a enfermeira da Semus Marli da Silva Pimentel, após o início do tratamento, a transmissão tende a diminuir gradativamente. “É importante que medidas de prevenção contra a doença sejam implantadas até que haja a negativação do exame. As medidas se assemelham aos cuidados que temos tido contra a Covid-19, como cobrir a boca com o braço ao tossir e manter o ambiente bem ventilado, permitindo a entrada da luz do sol”, afirma.

Como prevenção à doença, a Semus realiza campanhas educativas; realização de Teste Rápido Molecular para Tuberculose (TRM-TB); ampliação da realização de cultura para todo diagnóstico de tuberculose; intensificação da busca ativa de casos e contemplando as populações mais vulneráveis. Também promove ações que viabilizem o acesso ao diagnóstico das populações mais vulneráveis, especialmente pessoas vivendo com HIV, situação de rua e população privada de liberdade; bem como avaliação periódica de pessoas que tiveram contato com quem foi diagnosticado com a doença.

No entanto, a Semus informa que a melhor forma de prevenir a tuberculose, principalmente tipos graves, como meningite tuberculosa e tuberculose miliar (espalhada pelo corpo), é por meio da vacina BCG. O imunizante é aplicado na criança ao nascer, ainda na maternidade. Caso o bebê não tenha tido acesso à dose, a família pode comparecer nas USFs que ofertam o serviço e agendar a vacinação. Acesse aqui a relação de unidades que oferecem.