UVCZ de Palmas faz alerta para população sobre cuidados com doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus/Palmas | Publicado em 18 de abril de 2023 às 14:13

Profissional dá orientações de como manter a casa livre de criadouros do mosquito transmissor da Dengue Zika e Chikungunya

A Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) de Palmas faz alerta a população sobre a importância de combater o Aedes aegypti, principal vetor de diversas doenças, incluindo dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana e segundo o coordenador da UVCZ, Auriman Cavalcante, o mosquito se reproduz em água parada. “Essas doenças podem causar sintomas graves e até levar à morte em casos mais extremos.”

O coordenador ainda faz um chamado para a população estar sempre atenta aos cuidados necessários para prevenir a proliferação do mosquito e evitar a contaminação por essas doenças. Ele reforça que 10 minutos por semana são suficientes para fazer uma vistoria no seu quintal e casa para eliminar os criadouros do mosquito.

Algumas das medidas que podem ser adotadas incluem: eliminar locais de água parada, uma vez o Aedes aegypti se reproduz em água parada, portanto é importante eliminar todos os recipientes que possam acumular água, como pneus velhos, garrafas vazias, vasos de plantas, copos, dentre outros.

É importante manter caixas d'água e piscinas sempre limpas, que a água desses locais seja trocada ou tratada regularmente e que sejam mantidos bem tampados.

Usar repelente pode ajudar a evitar as picadas do mosquito. Além disso, é importante usar roupas que cubram o corpo, principalmente em áreas com grande incidência de mosquitos.

 

Sintomas

As doenças transmitidas pelo Aedes aegypti podem causar sintomas graves, como febre alta, dores no corpo e manchas na pele. Em casos mais graves, podem levar a complicações e até mesmo à morte caso não seja diagnosticada e tratada em tempo oportuno. É fundamental adotar medidas de prevenção e ficar atento aos sinais e sintomas dessas doenças. Em caso de suspeita, é importante procurar uma unidade de saúde imediatamente.

A UVCZ de Palmas ressalta a importância da participação da população na luta contra o Aedes aegypti, pois o combate ao mosquito é uma responsabilidade de todos.

 

Texto: Semus/Palmas

Edição: Secom