Vigilância Sanitária de Palmas orienta consumidores sobre compras de ovos de Páscoa e pescados

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Semus | Publicado em 25 de março de 2024 às 15:53

Principais cuidados envolvem checagem de embalagem, temperatura e condições de acondicionamento de produtos consumidos neste período

Com a chegada da Páscoa, a típica venda dos ovos de chocolate e aumento do consumo de pescado, a Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) orienta os consumidores para os detalhes a serem observados durante as compras, a fim de não causar nenhum prejuízo à segurança alimentar, como a data de validade, peso, especificações do rótulo e condições de armazenamento.

A gerente do Núcleo de Educação em Vigilância Sanitária da Visa, Silvana Teixeira, reforça que os principais cuidados a serem observados é na própria embalagem dos ovos. “As pessoas precisam verificar, primeiramente, a data de fabricação, peso, validade e o rótulo da mercadoria”. A rotulagem deve ser simples e clara com a lista de ingredientes, instruções de conservação, presença de substâncias alergênicas, advertência de lactose e as lupas para chamar a atenção para altos teores de açúcares totais e de gordura saturada.

Além disso, qualquer chocolate que contenha brinquedo no seu interior deve apresentar o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e a identificação da faixa etária apropriada. Os ovos de Páscoa industrializados também devem conter a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Já os produtos importados, estes devem apresentar informações em língua portuguesa como identificação do fabricante/importador, país de origem, prazo de validade, composição, volume/quantidade, registro no órgão competente, dentre outras informações.

Silvana destaca que as condições da embalagem também devem ser levadas em consideração. “Não é aconselhado a aquisição de produtos violados, com furos, estufados ou amassados, pois esses danos facilitam a contaminação por larvas e insetos.” O acondicionamento também é um fator importante nestes casos. Os ovos de chocolate devem estar refrigerados (cerca de 18°C) em locais arejados e longe de produtos de limpeza.

Após a compra, o consumidor deve manter o armazenamento na temperatura adequada para não amolecer e evitar a separação da gordura, o que gera uma coloração esbranquiçada e sabor desagradável, mesmo estando dentro da validade. Uma vez aberto, o ideal é fechá-lo com o auxílio de papel alumínio ou potes plásticos bem vedados para proteger o produto das oscilações de umidade e do contato com a água e, consumi-lo integralmente dentro do prazo de validade estipulado na embalagem.

Pescados

As condições de armazenamento são importantes para a conservação dos pescados. Por isso, os consumidores devem estar atentos à limpeza do comércio e se a área reservada para venda dos peixes está protegida do sol e da chuva, por exemplo. Também analisar a manipulação correta dos vendedores e o acondicionamento dos pescados que devem ser mantidos em gelo para manter a temperatura baixa e adequada.

Os peixes também devem ser observados individualmente. Olhos salientes, transparentes e brilhantes indicam que estão frescos. Já os olhos fundos e opacos são sinais de velhice. Outras características como pele brilhante, úmida, tonalidade viva, escamas unidas, translúcidas e com brilho também indicam frescor, assim como odor suave ou ausente e a carne firme, elástica e aderente aos ossos.

Para os pescados congelados, estes devem estar expostos em temperatura entre -15ºC e -18ºC ou de acordo com a indicação feita pelo fabricante. Os enlatados devem ser disponibilizados em locais limpos, secos, protegidos de poeira e insetos, com os rótulos ou embalagens íntegros contendo identificação da origem, prazo de validade e instruções de uso, além disso, as latas não podem estar amassadas ou com sinais de ferrugem.

Em casa, o consumidor deve armazenar o produto já limpo, sem vísceras, para evitar que estrague. Se o pescado estiver congelado, o ideal é descongelar na geladeira e, em seguida, prepará-lo imediatamente. “Não é recomendável deixar a mercadoria por muito tempo em temperatura ambiente e nem mantê-lo imerso em água”, reforça Silvana. Ela ainda destaca que a recomendação é consumir o peixe em até dois dias após temperado.

Ainda de acordo com a Visa, denúncias de irregularidades dos comércios devem ser feitas pela Ouvidoria Municipal pelo telefone 0800-6464-156.