Violência contra mulher é discutida em Seminário no Dia da Mulher em Palmas

Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais

Autor: Inez Freitas | Publicado em 08 de março de 2013 às 14:27

Discutir a violência contra a mulher. Esse foi um dos temas discutidos durante o seminário Autonomia das mulheres para enfrentar a violência, realizando na noite de quinta-feira, 7,  na Escola de Tempo Integral Padre Josimo, na Região Norte,  e que deu início às comemorações do Dia Internacional da Mulher.

Para a superintendente da Mulher, Direitos Humanos e Equidade (Sumudhe), Gleidy Braga, a intenção foi aproximar todos os órgãos envolvidos na rede de proteção à mulher, a exemplo da delegacia da mulher, Defensoria, Ministério Público, dentre outro, para que juntos possam elaborar propostas que sejam efetivadas em políticas públicas de defesa da mulher.

Na abertura do evento, a primeira-dama, Glô Amastha, disse estar surpreendida com o índice de violência contra a mulher, uma vez que 70% dos atos cometidos são dentro da própria casa por pessoas que são amadas por elas. “Encontros como esses são válidos, mas que não fique somente aqui, que as pessoas aqui presentes possam realmente contribuir para que esse índice diminua”, disse ela.

Glô disse ainda que a violência contra a mulher é uma vergonha no mundo moderno. “Parece que voltamos aos tempos das cavernas e isto não pode acontecer”, ressaltou.

Para o juiz, José Ribamar, também presente no evento, a dignidade se faz e se concretiza no momento em que a constituição trata a todos com igualdade e é preciso valorizar a mulher e dar a ela este tratamento igualitário.

Na oportunidade, o juiz apresentou o projeto Pai Presente, que tem garantido às crianças terem em seu registro de nascimento o nome do pai, o que para o ele é também uma forma de respeito à mulher.

A assistente social, Mafalda Carvalho, que participou do seminário, disse que a iniciativa do seminário é válida, mas é preciso que as propostas saiam do papel e sejam colocadas efetivamente em ação. “É o que espero, ainda mais que a violência contra a mulher tem sido uma constante em nosso Estado”.

A abertura oficial do Seminário contou ainda com a participação da deputada Amália Santana; a secretaria municipal de Desenvolvimento Social, Maria Luíza; o presidente da Câmara de Palmas, vereador Major Negreiros; Mirtes Pereira do Conselho Municipal da Mulher, dentre outros.