Ecoponto de pneus inservíveis em Palmas passa a funcionar no Jardim Aureny I

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Juliana Matos | Publicado em 12 de fevereiro de 2021 às 10:07

Qualquer cidadão ou empresa do setor automotivo pode direcionar pneus sem serventia para o ponto de coleta das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas

O Ecoponto de Pneus de Palmas está em novo endereço. Pneus sem condições de uso agora devem ser descartados na Avenida I, quadra 129 A, lote 12, em frente ao Tênis Sesc, no Jardim Aureny I, região Sul de Palmas. O horário de funcionamento é das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas.

Podem ser entregues pneus desgastados de qualquer tamanho, desde pneus de carros de passeio, caminhões, tratores, bicicletas a pneus de carrinho de mão. Tanto empresas do segmento automotivo e borracharias como cidadãos comuns podem direcionar seus inservíveis para este ponto de coleta.

O Ecoponto de Pneus de Palmas é parceiro de entidade sem fins lucrativos que no Brasil administra o processo de logística reversa de pneus inservíveis. No ano de 2020, a Reciclanip recolheu 1.440 toneladas de pneus inservíveis do ecoponto de Palmas, segundo balanço da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp). 

De acordo com a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), todo esse resíduo é direcionado para reaproveitamento como combustível alternativo para as indústrias de cimento, fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos industriais, tapetes para automóveis e a produção de asfalto-borracha, por exemplo. Todo esse processo atende às diretrizes do Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis.

Leia também: Novo ecoponto de Palmas garante reaproveitamento de 100% de resíduos de poda