Foto: Fazendinha do calor humano Local: Agrotins Data: 20.10.2022
21 outubro 2022 às 07:35

Fazendinha do Calor Humano prova que é possível transformar chácara em um negócio rural lucrativo

Interessados em deixar seu imóvel rural rentável podem fazer uma visita ao local e tirar dúvidas

Pensada em atender o produtor que queira iniciar um negócio rural em pequena área, a Fazendinha do Calor Humano, projeto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder), é prova que é possível transformar chácaras em um negócio rentável e lucrativo, seja em atividades frutíferas, avicultura, piscicultura e olerícolas, ou seja, produção de hortaliças. Os casos de sucesso que é cultivado no local, servem de referência para que os pequenos produtores possam reproduzir em sua área rural. Interessados em empreender em suas chácaras podem fazer uma visita a Fazendinha.

A área fica dentro do Centro Agrotecnológico de Palmas, e sob responsabilidade da Prefeitura de Palmas. O agendamento deve ser feito na Seder, que marcará o dia e horário para o produtor conhecer o local sob a supervisão de um técnico que explicará as formas de manejo e tirará todas as dúvidas do produtor.

No local tem cultivo, atualmente, de banana, cana-de-açúcar, melancia e abóbora. Tudo produzido praticamente de forma orgânica, sem inseticida, fungicida e nenhum tipo de pesticida. “Um modelo que pode ser seguido pelo produtor, para ter frutas de qualidade sem colocar sua saúde em risco. E tudo em uma pequena área, o que reduz também a necessidade de mão de obra”. Toda a produção da Fazendinha é destinada ao reforço da merenda nas escolas da rede municipal.

 

Cultivo em pequena área

A área total da Fazendinha foi dividida para que produtores que tenham área menor, possam se inspirar e implantar em sua terra. Na primeira parte são 2.600 metros quadrados, o técnico agrícola Evaldo Pereira de Santana, responsável pelo projeto, afirma que é possível trabalhar nesse pequeno espaço: galinha, peixe, maracujá, milho, abóbora e melancia, fazendo isso o ano inteiro com a rotação de cultura. O técnico explica que essas culturas são relativamente mais difíceis de trabalhar, mas quando são trabalhadas em área pequena, tem-se alta produtividade, além de ser mais fácil o manejo.

Ainda no local, em 1200 metros quadrados estão sendo cultivadas 140 bananeiras. O técnico fez uma exemplificação que em apenas uma linha de produção, que tem 20 plantas, todas produzindo, cada cacho tendo uma média de 30 quilos de banana. “Se um quilo está a R$ 7 reais, vendendo 600 quilos de forma direta, a exemplo das feiras livres, o chacareiro terá um faturamento de R$ 4.200”. Evaldo explica que para ter essa produtividade, o agricultor precisa fazer o manejo adequado, adubando, irrigando, mantendo limpa a área, e desbrotando os filhos na touceira.

 

Assistência Rural 

A Seder também oferece aos pequenos produtores assistência técnica e extensão rural, com atendimento na área de horticultura, agricultura, fruticultura, avicultura, bovinocultura de leite e corte, piscicultura, irrigação e agroindústria. Os interessados devem se dirigir a sede da pasta para fazer o cadastro e solicitar uma visita técnica a sua propriedade. Dentre os incentivos, a Seder oferece ao agricultor familiar o preparo do solo por tratores com grade aradora, encanteirador e calcareadeira.

 

Confira outras matérias:

Assistência Rural garante preparo de canteiro a agricultores familiares

Agricultores familiares da Capital têm produtividade aumentada e renda ampliada com assistência técnica

Fazendinha do Calor Humano distribui uma tonelada de banana para rede municipal

 

 

Tags: