Ações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego impulsionam crescimento da Capital

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego

Autor: Wédila Jácome | Publicado em 28 de dezembro de 2023 às 05:17

Comércio popular e de ambulantes, feiras livres e quiosques geram renda e empregos para população

A cidade de Palmas experimentou um impulso econômico ao longo do ano de 2023, resultante das ações estratégicas implementadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem). Com um compromisso firme em fortalecer o setor empresarial e os microempreendedores, a Sedem alcançou resultados expressivos, como 95 mil atendimentos na Casa do Empreendedor, capacitações, licitação de quiosques, melhoria das estruturas das feiras livres, inauguração da Feira da Promessa em Taquaralto, além de inúmeros eventos e festivais aquecendo a economia da capital tocantinense.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Tom Lyra, investir nos pequenos empresários é essencial para o crescimento e vitalidade da cidade. “Estamos comprometidos em apoiar e fortalecer os pequenos empresários de Palmas por meio de programas de capacitações, recursos como o Banco do Povo e oportunidades de desenvolvimento, a exemplo dos editais para comercialização em eventos do município e para utilização dos espaços públicos. Reconhecemos que, quando eles prosperam, nossa cidade prospera”.

Casa do Empreendedor

Exemplo desses investimentos é a Casa do Empreendedor que registrou em 2023 um recorde com mais de 95 mil atendimentos, reunindo em um só lugar uma série de serviços para otimizar os processos administrativos e burocráticos dos empreendedores que atuam na Capital. São ofertadas, gratuitamente, atividades que auxiliam a emissão de notas fiscais, consulta de crédito, declaração de imposto de renda, cadastro de empresas em processo de formalização, dentre outros. Os micros e pequenos empreendedores também têm acesso ao apoio financeiro através dos créditos concedidos pelo Banco do Povo, como também consultoria financeira, em parceria com o Sebrae/TO.

Durante a consultoria, são abordados temas relacionados ao funcionamento dos empreendimentos, com destaque para temáticas como a precificação, planejamento financeiro, fluxo de caixa, dentre outros.

Banco do Povo

O Banco do Povo por sua vez concedeu 992 mil reais em créditos, beneficiando 57 microempreendedores individuais (MEIs). Além disso, arrecadou mais de R$ 1 milhão recebido diretamente dos clientes, fruto da baixa inadimplência. Ao longo do ano, técnicos da instituição realizaram pesquisa detalhada para diagnosticar o perfil do cliente, com o intuito de promover uma abordagem mais personalizada.

Comércio Popular

Em um esforço para criar um ambiente de negócios mais inclusivo, a Sedem tem trabalhado arduamente na regulamentação do comércio popular e na regularização dos empreendedores que atuam nos Centros de Comércio Popular de Palmas (Cecops).

Os Cecops  contam com 220 pontos distribuídos em Taquaralto, Acse 1 e 11 (104 Sul), e Rodoshopping. Esses empreendimentos geram 440 empregos diretos e contribuem com R$ 1,3 milhão em renda direta e indireta mensalmente.

Quiosques e Feira Maria das Dôres Brito

O ano de 2023 viu a concretização da licitação dos quiosques, representando uma oportunidade valiosa para 14 empresários locais expandirem seus negócios. Atualmente os 150 quiosques espalhados por toda cidade proporcionam oportunidades de 450 empregos diretos e indiretos, além de contribuir com mais de R$ 1 milhão mensalmente para o desenvolvimento de Palmas.

Além disso, a inauguração da Feira Maria das Dôres Brito, conhecida como a Feira da Promessa, acrescentou uma nova dimensão ao já pujante comércio de Taquaralto, oferecendo um espaço confortável e coberto para expositores e consumidores.

Feiras livres

As feiras livres já fazem parte do patrimônio cultural de Palmas, e contam com um contingente de 1.500 feirantes que comercializam semanalmente nas feiras da Arse 31 (304 Sul), Arse 112 (1106 Sul), Arno 61 (503 Norte), Arno 33 (307 Norte), Jardim Aureny I, Feira do Bosque e de Taquaralto. Juntos, essa comunidade empreendedora gera cerca de 2.800 empregos diretos e indiretos, e o impacto mensal em termos de renda é impressionante, atingindo a marca de R$ 22 milhões.

E neste ano, a Sedem entregou para as feiras do Jardim Aureny I, 304 Sul e 307 Norte tendas, expositores, mesas e cadeiras para as praças de alimentação.

Comércio Ambulante

O ano foi marcado por uma série de eventos e festivais que celebraram a cultura local, e que também alavancaram a economia de Palmas com o comércio de ambulantes, contabilizando mais de R$ 3 milhões em vendas, o dobro do registrado em 2022. Para cada evento, a Sedem publicou edital de chamamento público para sortear os microempreendedores para participarem, oferecendo toda infraestrutura necessária, seguindo os padrões estabelecidos pela Vigilância Sanitária. Entre os principais eventos, destacam-se o Colab Jovem, Capital da Fé, Palmas Férias Praias, Palmas Férias Taquaruçu, Festival Gastronômico de Taquaruçu, Festa da Colheita da Jabuticaba, Natal Cidade Encantada e Réveillon 2023.

Capacitações e Parcerias Estratégicas

A Sedem também fortaleceu laços com instituições de ensino e entidades empresariais, como Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Sebrae, Sistema Fieto e Sistema Fecomércio/Senac. Mais de 50 ações de capacitação foram promovidas, resultando na inscrição de mais de mil empreendedores em cursos, palestras e consultorias, consolidando o compromisso da secretaria com o desenvolvimento profissional.