Chamamento público convida interessados para ingresso no Conselho de Pessoa com Deficiência da Capital

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Juliana Matos | Publicado em 29 de agosto de 2017 às 10:21

Edital convida representantes da sociedade civil a colaborar em conselho responsável pela fiscalização e fortalecimento de ações inclusivas

Interessados em atuar no Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Palmas (Compede) podem pleitear uma vaga a partir desta terça-feira, 29, até o dia 5 de setembro. Este é o prazo de inscrições do edital de Chamamento Público divulgado no Diário Oficial do Município (DOM) de 28 de agosto deste ano.

Podem participar representantes de entidades civis representativas da Pessoa com Deficiência (PCD), de entidades civis relacionadas com a defesa dos direitos humanos, vinculadas à causa das Pessoas com Deficiência ou de instituições que desenvolvam projetos com a temática. O edital disponibiliza oito vagas, das quais quatro são para titulares e outras quatro para suplentes. A eleição de membros do conselho está prevista para o próximo dia 21 de setembro.

A ficha de inscrição para interessados nas vagas pode ser baixada aqui. O superintendente de Promoção das Políticas Públicas aos Direitos Humanos, João Paulo Procópio Vieira Silva, explica que o conselho tem função consultiva e deliberativa atuando como agente fiscalizador e estimulador de políticas em prol do segmento. “O conselho tem a função de fiscalizar se estão sendo aplicadas as leis que tratam da pessoa com deficiência nas diversas esferas sociais, tanto pública quanto privada, e também ter o olhar clínico da acessibilidade na cidade de Palmas. A superintendência acredita  ainda que o conselho vem para fortalecer projetos que estão em andamento”, disse o superintendente, exemplificando o projetos que buscam favorecer a inclusão social.

Entre os projetos em andamento estão projeto que vai oferecer cadeiras flutuantes para garantir a cadeirantes acesso a praias da Capital, assim como projeto de inclusão social e mercado de trabalho e projeto de sensibilização de estudantes de graduações de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo sobre importância de projetos adaptados.

Políticas inclusivas

A Capital já desenvolve projetos de inclusão de pessoas com deficiência a exemplo das escolas municipais que contam com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e do Projeto Pequenos Campeões – Karatê Inclusivo desenvolvido no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Amâncio José de Morais, na  Arse 22/Quadra 206 Sul, que oferece atividades de estimulação psicomotoras, aliadas aos conceitos oferecidos pelo esporte, como disciplina, respeito e autoestima.

Outra iniciativa são os Centros de Educação Inclusiva (CEI’s), que serão implantados em na educação municipal. Os CEI’s terão equipes compostas por profissionais de Pedagogia, Psicopedagogia, Psicologia, Fisioterapia, Medicina, Fonoaudiologia e Serviço Social, responsáveis por identificar, diagnosticar, elaborar e executar planos de ação com alunos que necessitem de atendimento individualizado.  A primeira unidade está com implantação prevista para setembro na Região Central. Outro CEI também já está previsto para ser instalada na região Sul da Capital.