Ciclistas se reúnem em Memória às Vítimas de Trânsito

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Malena Mota | Publicado em 26 de novembro de 2016 às 22:02

A tarde deste sábado, 26, foi o momento escolhido para realizar um encontro com ciclistas, no intuito de lembrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito, um momento especial para relembrar a todos que a violência no trânsito precisa acabar. O encontro realizado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Serviços Públicos,Trânsito e Transporte aconteceu na Av. JK em frente ao prédio da Prefeitura de Palmas.

Segundo o Agente de Trânsito, Moises Valadares, este não foi apenas um momento de lembrar as pessoas que se foram, mas um momento de reflexão para todos, desde o pedestre, até o condutor de uma carreta. “É preciso lembrar também as pessoas que ficaram com sequelas dos acidentes de trânsito, e reforçar a nossa responsabilidade, sejamos condutores ou pedestres”

O agente lembra que a iniciativa em realizar este evento com ciclistas tem o intuito de incentivar o uso da bicicleta, e ao mesmo tempo conscientizar os demais condutores de que há a necessidade de respeitá-los no trânsito. “São inúmeras as vantagens da utilização da bicicleta. Nos países mais desenvolvidos, esta prática já é bem comum, precisamos da contribuição de todos para incentivar o seu uso”, ressaltou o agente.

A ciclista Vanusa Ribeiro, que aderiu às pedaladas de bike há apenas oito meses, diz ter motivos em dobro para participar do evento, pois ela, além de ser amante do esporte, também há um ano perdeu seu irmão, vítima de acidente de trânsito.

“Estamos aqui não apenas para lembrar os nossos entes queridos que se foram em acidentes de trânsito, mas pedir mais respeito no trânsito, principalmente, aos condutores de bicicletas, pois agora mesmo quando eu estava a caminho na faixa de pedestre, um motorista invadiu a faixa. Respeito é o que está faltando”, finalizou a ciclista

Em Palmas

Segundo dados do Projeto Vida no Trânsito, em Palmas, as causas de mortes no trânsito estão associadas à velocidade excessiva, mistura de álcool e direção, falta de equipamentos de segurança e uso do celular ao dirigir. Em 2016, até o momento, já foram registradas 26 vítimas fatais.

Sobre o Dia

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2005, que definiu o terceiro domingo de novembro, e o objetivo é fazer com que a sociedade pare para uma reflexão sobre a quantidade de mortes no trânsito e possa se conscientizar sobre a importância do seu papel para evitar novas vítimas de acidentes.