Ciclo de reuniões do Cadúnico e Bolsa Família começa nesta terça, 20, adotando dinâmica teatral para informar

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Lorena Karlla Mascarenhas/ Sedes | Publicado em 20 de junho de 2023 às 10:12

Reuniões seguem até o dia 30 de junho, nos oito Centros de Referência de Assistência Social da Capital

As informações gerais sobre o Cadastro Único e Bolsa Família, averiguação e revisão cadastral, entre outros detalhes de interesse dos beneficiários, foram apresentados de forma leve e com linguagem lúdica e interativa pela equipe de Gestão de Benefícios de Transferência de Renda, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Social), durante a primeira reunião do ciclo de trabalho do mês de junho nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). A reunião de abertura aconteceu no Cras Krahô, na Quadra Arse 131 (1304 Sul), na manhã desta terça, 20. No período da tarde o encontro acontece no Cras da 407 Norte (Arno 43). Ainda essa semana, as reuniões acontecem nos Cras do Jardim Aureny III e no Taquari, conforme cronograma abaixo. 

No Cras Krahô, a equipe de Transferência de Renda, formada pelos assistentes sociais, pedagogos e técnicos: Cecília Marques, Raquel da Paixão, José Iran Melquiades, Weslane Cerqueira, apresentaram as demandas e informações em forma teatral. Inclusive a gerente Weslane Cerqueira e o técnico de cadastro José Iran interpretaram diarista (a personagem ‘Catita) e patrão, respectivamente, para conversar com os presentes e sanar suas dúvidas sobre os programas, juntamente com os demais membros da equipe.   

A beneficiária do Bolsa Família, Valquiria Rodrigues de Souza, de 42 anos, entendeu os detalhes do programa e como manter seu cadastro atualizado. Ela, que mantém a casa com a renda e o trabalho esporádico como diarista, conta que precisou de informar para passar a receber o valor. “É muito importante para minha família”, afirma. 

Ao final da reunião foram sorteados brindes para os participantes. 

Cras 
A coordenadora do Cras Krahô, Maria Madalena Pereira Soares, conta que foi feita mobilização junto aos atendidos na unidade para convidá-los a entender os detalhes dos programas e também para sanar quaisquer dúvidas. No local, mais de 4 mil pessoas são atendidas nas diversas áreas de atuação e nesta terça, eles puderam entender sobre as diferenças entre Benefício de Prestação Continuada (BPC), quais os critérios de renda do Programa Bolsa Família, e sanar dúvidas sobre revisão cadastral.

 

Cronograma de reuniões 
Terça, 20
Às 14 horas, Cras da 407 Norte (Arno 43)

Quarta, 21
Às 9 horas, Cras Karajá I (Jardim Aureny III)
Às 14 horas, Cras Xerente (Taquari)