CMDCA elege seis entidades da sociedade civil que irão compor o conselho para biênio 2018/2019

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Márcio Greick | Publicado em 20 de dezembro de 2017 às 17:49

A posse e eleição da Mesa Diretora será no dia 17 de janeiro de 2018

Seis entidades foram escolhidas para compor o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Ao todo vinte e uma entidades estavam aptas a votar e eleger as seis instituições mais votadas para o Biênio 2018/2019. A posse e eleição da Mesa Diretora será no dia 17 de janeiro de 2018.

As eleições para a escolha das entidades ocorreram na tarde desta quarta-feira, 20, na sala de reunião da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social no Prédio Buriti.

O processo de escolha contou com representantes e/ou procuradores das entidades registradas no conselho mesmo as que não concorreram a uma vaga no CMDCA e cada representante pode votar em até seis entidades candidatas.

O processo de escolha contou com a participação de oito entidades candidatas e a votação foi realizada por voto direto e secreto. Antes da votação, os representantes apresentaram a missão de cada entidade.

O atual Presidente do CMDCA, Claudiney Leite de Souza, destacou a participação das entidades e a transparência no processo. “Quando as forças se somam conseguimos executar políticas públicas adequadas”, enalteceu.

O Presidente da Ação Social Arquidiocesana de Palmas (Asap), Amilson Rodrigues, destacou o papel deliberativo da entidade no conselho. “Exercemos também o papel de monitorar, fiscalizar, para que as ações sejam cumpridas e efetivadas pelo poder publico”, disse.

A representante da Pastoral da Criança, Irmã Anair Maria Loro, destacou o trabalho desenvolvido pela entidade em oito municípios com crianças de até seis anos de vida, e com adolescentes gestantes. “Independente da religião trabalhamos com todas as crianças pobres, onde cultivamos os valores e princípios familiares”, ressaltou.

O secretário Executivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Edson de Deus, destacou várias ações da pasta neste ano, dentre elas, a reestruturação e o fortalecimento de alguns conselhos a exemplo do Conselho Municipal de Segurança Alimentar.

“Além do fortalecimento dos Conselhos Tutelares, tivemos outras conquistas, como equipamentos de material de expediente e aquisição de veiculo. Disse.

Entidades eleitas

As seis entidades eleitas para o Biênio 2018/2019, para compor o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), foram:

1º lugar: Centro de Direitos Humanos de Palmas (CDHP) - 10 votos

2º lugar: Pastoral da Criança - 10 votos

3º lugar: Asap- Ação Social Arquidiocesana de Palmas - 09 votos

4º lugar: CRESS- Conselho Regional de Serviço Social -08 votos

5º lugar: Renapsi - Rede Nacional de Aprendizagem Promoção Social e Integração - 08 votos

6º lugar: Fundação Semear - 07 votos

Na suplência, foram eleitas, em 1º lugar, Associação de Mulheres em Ação de Palmas (Amap) com 06 votos, e em 2º lugar a Associação de Apoio e Recuperação da Família Presidiária (Arap) com 02 votos.