Conselho Municipal dos Direitos da Mulher faz primeira reunião e discute agenda do ano

Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais

Autor: Redação Secom | Publicado em 06 de fevereiro de 2013 às 18:12

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, foi o principal tema de debate durante a primeira reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim).

Durante a reunião também foi eleita Mirtes Pereira - representante do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) - para presidir o Comdim até maio. Já a equipe da Superintendência da Mulher, Direitos Humanos e Equidade (SUMUDHE) apresentou às conselheiras, um diagnóstico situacional do órgão e um conjunto de ações propostas para reestruturar o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

A presidente eleita, Mirtes Pereira, destacou a importância do diagnóstico situacional da Superintendência e a necessidade de estruturar a Rede de Atendimento às Mulheres Vítimas da Violência, na Capital. “Precisamos fortalecer o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher para ampliar as ações realizadas em conjunto com as demais instituições e organizações que fazem parte da rede”, destacou.

Conselho

O conselho foi criado em 1999, e se constitui num importante espaço de controle social e fortalecimento das políticas para as mulheres em Palmas.

A Superintendente Gleidy Braga, foi empossada como Conselheira Municipal dos Direitos da Mulher. Na ocasião, ela registrou que faz parte do plano de ação da pasta a reestruturação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. “Este é um espaço de participação social e de encaminhamentos de demandas das mulheres de Palmas, por isso, garantir condições adequadas para seu funcionamento é uma de nossas prioridades”, assegurou.

Também participaram da reunião as conselheiras municipais: Laudiceia Rodrigues da (Sumudhe), Iêda Fátima e Fernanda Noleto, da Secretaria Municipal de Saúde, Ângela Sousa, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Maria Haydée, Juliana Moura da Delegacia da Mulher, Maria Zortenia, da Universidade Federal do Tocantins e Alessandra Czapski, da Universidade Estadual do Tocantins, ex-presidenta do Comdim.