Alunos aprendem bons hábitos alimentares com cultivo de hortas nas escolas

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 30 de março de 2023 às 06:05

Plantações cultivadas no espaço escolar proporcionam conscientização aos alunos

Arroz, feijão, carne cozida, legumes e muita verdura fresquinha fazem parte dos ingredientes da alimentação oferecida aos alunos matriculados na rede municipal de ensino. Uma dessas unidades é a Escola de Tempo Integral (ETI) Daniel Batista, localizada na região norte de Palmas. Lá, alguns desses alimentos são plantados por servidores e alunos dentro da própria unidade, em um espaço destinado ao cultivo de produtos orgânicos. Para a rede municipal de ensino, o plantio de alimentos das hortas nas escolas é também uma oportunidade de ensino, conscientização e alimento saudável no prato das crianças.

Para a coordenadora pedagógica da unidade, Leyde Neves, o alimento no prato do aluno, além de ser fonte de nutrientes e vitaminas importantes para a saúde, é também fonte de aprendizado e troca de saberes. “Desde o plantio até a comida chegar na mesa para os alunos, são inúmeras as possibilidades de ensino. É por meio dessa visão que as escolas vêm trabalhando desde cedo a importância do cultivo saudável dos alimentos. Aqui e em outras escolas da rede pública de Palmas, além das hortas, temos projetos voltados para o consumo de orgânicos e a sustentabilidade dos alimentos”, destaca a educadora.

Cultivar e cuidar bem das hortas

Bento Alves é o servidor responsável por cuidar das hortas na ETI Daniel Batista. Todos os dias ele se levanta bem cedo e segue para o trabalho com o sentimento de que lá as sementes cultivadas precisam do seu cuidado e olhar. Atencioso e experiente no manejo com a terra, o servidor relata que o contato diário com a natureza é uma experiência muito válida tanto para ele, quanto para crianças e adolescentes que os ajudam nos afazeres com as hortas. “Cada espaço montado aqui foi pensado e planejado, pois a vontade é que tudo que foi plantado neste ambiente seja aproveitado na alimentação dos alunos. Fico muito contente quando levo para a cozinha legumes, hortaliças e verduras que foram produzidas nas nossas hortas”, comemora.

Segundo o nutricionista da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Rodrigo Miranda, a prática de cultivar as hortas no espaço escolar é estimulada com intuito de integrar pedagogicamente a escola com a horta e promover a educação alimentar e ambiental. “Os vegetais plantados são utilizados na alimentação das unidades escolares. Assim, o aluno desde cedo aprende de onde vem o alimento que está no seu prato. Trabalhamos com os alunos a ampliação do olhar sobre a alimentação, o que contribui para formação de bons hábitos alimentares e adequados que impactem positivamente na sua saúde, pois nesta fase que estão na educação infantil e fundamental, eles estão mais predispostos a acolher essas ideias e criam um senso crítico para experimentar coisas novas”, explicou.