Crianças produzem sons e ritmos com objetos da natureza e embalagens recicláveis

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed/Palmas | Publicado em 30 de agosto de 2023 às 13:13

Espaço foi criado recentemente no Centro Municipal de Educação Infantil Ana Luiza, localizado no Distrito de Taquaruçu

Aproximar as crianças da música e oferecer possibilidades para que elas explorem os sons, ritmos e melodias que podem ser extraídas de objetos como garrafas pet, tampinhas, latinhas é uma das finalidades do Cantinho Sonoro, criado recentemente no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ana Luiza, localizado no Distrito de Taquaruçu. Espaços como este já é uma realidade em muitas outras escolas e Cmeis da Capital.

A pedagoga Denise Costa Cardoso coordena as atividades no Cantinho Sonoro e conta que todas as turmas da unidade participam dos projetos desenvolvidos no espaço. A estação lúdica, como as educadoras denominaram, foi idealizada depois que as crianças conheceram um pouco sobre as tradições dos povos indígenas. Na ação, as turmas aprenderam um pouco sobre a história cada uma das etnias que compõem o Tocantins, a cultura, a culinária e musicalidade também foram ensinadas.

Ela lembra da interação e curiosidade que as crianças têm toda vez que vão para o Cantinho Sonoro. “Além dos sons que cada um dos instrumentos emitem, eles observam os detalhes de como eles foram produzidos. Com este envolvimento, aproveitamos para ensinar um pouco sobre o cotidiano dos povos originários, das tradições culturais do nosso estado e da nossa região. Desde que o projeto começou, novas ideias foram surgindo e agora estamos tentando colocá-las em prática”, revela a professora.

Beatriz Cristina Mendes Nunes, 5 anos, aluna da turminha do Pré-I, é uma das mais satisfeitas em participar das rodas de música e dança. Atenta e cheia de gingado, ela toca alguns instrumentos e puxa os passinhos da dança com a professora Denise. “Gosto muito daqui. Já aprendi sobre os povos indígenas, como eles recebem as pessoas em suas casas e como eles dançam”, fala sorridente.

Para a diretora do Cmei Ana Luiza, Cida Saraiva, as atividades no Cantinho Sonora já fazem parte da rotina e brincadeiras para as crianças dentro da escola. “É mais uma ação que ajuda no desenvolvimento infantil. Estimulamos a criatividade para que objetos simples como uma garrafinha se transformem em instrumentos musicais. E os batuques emitidos por eles logo viram melodia e os alunos se transformam em pequenos músicos”, relata.