Desfile da Independência na Capital tem participação de escolas municipais

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação | Publicado em 08 de setembro de 2022 às 13:39

Famílias lotaram as arquibancadas e todo o entorno do percurso reservado ao desfile cívico-militar

Centenas de palmenses movimentaram as avenidas do entorno da Praça dos Girassóis, área central da Capital palmense, na tarde desta quarta-feira, para acompanhar o Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro. O cronograma deste ano se voltou para o bicentenário da Independência do Brasil.

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, participou da tradicional revista às tropas militares, assistiu à passagem dos pelotões e fanfarras acompanhada de autoridades dos poderes executivo e legislativo e demais presentes. As apresentações começaram ao entardecer, horário de temperatura mais amena, o que tornou viável a participação de famílias, que lotaram as arquibancadas e todo o entorno do percurso reservado ao desfile.

Cinthia parabenizou o Governo do Estado pela linda festa em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil. Ela relatou a emoção em ver a alegria das pessoas que compõem os pelotões, o engajamento e o patriotismo de todos. “Foi um desfile lindo! Hoje, celebramos a retomada de um evento tão importante e tradicional”, destacou a prefeita.

Roteiro

O desfile começou com a entrada e recuo da Banda do Exército Brasileiro. Em continuidade, apresentaram-se pelotões da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Universidade da Maturidade (UMA), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Palmas (APAE), escolas municipais e estaduais, Ordem DeMolay, Polícia Militar do Estado do Tocantins (PM-TO), Corpo de Bombeiro Militar do Estado do Tocantins e Guarda Metropolitana de Palmas (GPM).

Aproximadamente 60 veículos formaram os pelotões com as tropas mecanizadas compostas pela Guarda Metropolitana de Palmas (GPM), Polícia Militar do Estado do Tocantins (PM-TO), Corpo de Bombeiro Militar do Estado do Tocantins, Secretaria de Segurança Pública (SSP-TO), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Exército Brasileiro e Marinha do Brasil.

Educação Municipal

A rede municipal de educação de Palmas se fez representada pelos estudantes das Escolas de Tempo Integral Anísio Teixeira, Caroline Campelo, Almirante Tamandaré e Eurídice Ferreira de Mello. Cerca de mil estudantes desfilaram trajando uniformes de gala e esportivos.

Compondo um dos pelotões mirins, o aluno João Pedro Lustosa, do 3° ano do Ensino Fundamental da ETI Anísio Teixeira, contou que em sua participação iria representar a escola, juntamente com seus colegas, em homenagem ao Brasil. João estava acompanhado da mãe e professora, Ianik Paula Lustosa. Ela relatou a dupla emoção em participar do evento como profissional e como mãe, vendo o filho se apresentar pela primeira vez.

O estudante Samuel Sousa, do 9° ano da ETI Caroline Campelo, falou da satisfação de poder representar mais uma vez a escola em que estuda, compondo o pelotão dos atletas destaque da unidade. Samuel, assim como os demais colegas, tiveram destaque em vários campeonatos, sendo ele campeão na modalidade de atletismo nos Jogos Estudantis do Tocantins (JETs).