Ecopontos da Capital deram destinação final a mais de 10.5 mil toneladas de galhadas em 2021

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Juliana Matos/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 10 de março de 2022 às 11:57

Resíduo orgânico é processado e reaproveitado por indústrias e utilizado em horto e viveiro municipais

Mais de 10.500 toneladas de restos de poda foram encaminhados, em 2021, aos Ecopontos de Galhadas da Capital. Nos meses de janeiro e fevereiro de 2022, já foram recolhidos 1.719 toneladas deste resíduo. Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), todos esses resíduos são processados para reaproveitamento em indústrias locais ou para produção de compostagem usada no Horto Florestal da Fundação de Meio Ambiente (FMA) e no Viveiro de Flores da Seisp.

Esse resíduo é oriundo, em maioria, da poda que moradores fazem em casa e solicitam recolhimento à Seisp. Uma fração de 10% é transformada em compostagem; os outros 90% são encaminhados para beneficiadoras de grãos e cerâmicas, consumidoras finais do cavaco (lascas).

O recolhimento é gratuito e acontece mediante solicitação antecipada à poda pelo app Colab ou pelos telefones (63) 3212-7426 e 3212-7417 (das 13 às 19 horas). O cidadão informa o endereço que onde haverá a poda, pega a previsão de recolhimento e coloca os resíduos na calçada em data próxima à passagem do caminhão. É possível baixar o app Colab pela loja de aplicativos para celulares Android e iOS ou se cadastrar pelo site https://www.colab.re/.

Ecopontos

A Seisp administra dois ecopontos de galhadas na Capital. Um deles fica instalado na  ASR-SE 55 (512 Sul), s/nº, e o outro na Quadra 04, entre a Alameda São Paulo e a Alameda Tocantins, lotes 11 a 18, na Rodovia TO-050, saída para Porto Nacional-TO.

Qualquer morador pode direcionar resíduos de poda ou inservíveis de madeira, como móveis feitos exclusivamente de madeira ou paletes, a um dos dois ecopontos de galhadas em veículo próprio. O material não pode conter partes de ferro ou outros materiais misturados à madeira. O recebimento nos dois locais é feito das 7 às 18 horas.

Leia tambémDisponibilidade de contêineres requer cuidado para mais vida útil de patrimônio coletivo