Educação define calendário de eventos esportivos da rede de ensino da Capital

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Secom - Redação | Publicado em 12 de janeiro de 2024 às 14:06

Planejamento busca melhorias na oferta de atividades físicas aos alunos e aumentar a participação deles em competições

Profissionais que atuam na Coordenação de Esporte da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Palmas elaboraram o calendário das atividades esportivas para o ano letivo de 2024. Levando em consideração relatórios das competições e observações dos professores de Educação Física das unidades educacionais, a equipe organizou um planejamento para melhor atender os alunos e aumentar a participação deles em competições.

De acordo com a equipe, a meta para este ano é envolver ainda mais a comunidade escolar nos eventos esportivos, além de elevar a organização de cada atividade proposta. “Estamos trabalhando a todo vapor para fechar o calendário esportivo que contemple todos os públicos atendidos na rede de ensino da Capital. Queremos que os eventos venham ao encontro das atividades que são oferecidas nos espaços escolares”, observa a profissional de Educação Física da Semed Carolline Gimenez.

Dentre os eventos programados para acontecer estão os Jogos Interclasses, uma modalidade desenvolvida internamente nas escolas com o objetivo de promover a socialização dos estudantes. Quem se destaca nessa competição compõe as equipes que representarão a unidade escolar nas demais competições. Haverá ainda o Circuito Esportivo Escolar com disputas nas modalidades individuais: atletismo, badminton, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez.

Em maio, acontecerão os Jogos Estudantis do Tocantins (Jets). Em outubro, os Jogos da Infância, que contam com a participação das crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis)  e escolas da infância, que atendem crianças de 1 e 6 anos, em atividades lúdicas esportivas. No mesmo mês, terá o Dia do Mestre, evento para pais, professores e servidores da educação com foco na integração dos profissionais. No mesmo período, entre os dias 9 e 11 de outubro, ocorrerá o Festival da Criança, que vai comemorar a Semana da Criança com vivências pré-desportivas como festivais esportivos, minijogos com momentos de diversão, interação e comemoração para os estudantes.

Na sequência, as disputas dos Jogos Escolares de Palmas terão início. A intenção com a programação é promover a competição entre estudantes das redes privada e pública municipal e estadual, nas modalidades coletivas de basquete, futsal, voleibol e handebol.

Está previsto ainda a Gincana Esportiva com modalidades desenvolvidas internamente nas escolas com o objetivo de trabalhar com os estudantes os conteúdos desenvolvidos nas aulas de Educação Física ao longo do ano, bem como promover a interação social entre estudantes e professores.

Texto: Semed

Edição: Juliana Matos / Secom