Escola Benedita Galvão ganha um Ponto do Renova Palmas

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Georgethe Pinheiro - Secom/Palmas | Publicado em 15 de agosto de 2023 às 14:44

Projeto ajuda a comunidade a despertar a consciência ecológica e fazer o descarte correto dos recicláveis

Despertar desde a infância a consciência ecológica e contribuir para a formação cidadã de crianças e adolescentes. Estas são algumas das metas do Programa Renova Palmas, da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), que levou recentemente um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de Materiais Recicláveis para a Escola Municipal Benedita Galvão, localizada no Setor Bela Vista, na Capital.

Segundo a diretora da unidade escolar, Débora Gomes Reis Martins, a novidade já começou a conquistar a simpatia da comunidade. “Pessoas da vizinhança já vieram à escola ver como o Ponto de Entrega Voluntária vai funcionar. O projeto está envolvendo os alunos e seus pais/responsáveis, servidores da escola e comunidade”, destacou Débora.

Ela explicou que temas como a reciclagem e preservação ambiental já vinham sendo trabalhadas com as crianças, e que a partir da implantação do PEV na última quinta-feira, 10, o trabalho vem ganhando mais corpo. “Os alunos estão aprendendo sobre a forma correta de descarte do material, sobre a importância da separação e da higienização antes de levar os materiais recicláveis para os pontos de entrega”, disse ela.

Débora considerou que a infância é o período mais propício para este aprendizado, porque segundo ela, é nesta época em que as crianças absorvem as informações e podem se tornar multiplicadores na fase adulta. “Outro benefício do Programa Renova Palmas nas escolas é que as crianças se envolvem, são participativas e se sentem importantes por estarem zelando do meio ambiente. Eles têm um despertar ecológico e levam a mensagem para as suas casas, para os vizinhos e já começam a fazer esta separação em seus lares”, relatou.

O estudante do 3º ano, Alexandre Santiago, 8 anos, disse que conversou com os pais e que pediu para que os recicláveis de sua casa sejam separados, para que ele possa levar para descartar no ponto de entrega da escola. “Estou gostando da experiência, já falei para a mamãe que temos o ecoponto na escola e ela já começou a separar o material”, disse Alexandre.

A estudante do 3º ano, Maria Clara Maciel, 9 anos, também já está envolvida com o projeto. Ela disse que inclusive reclama quando os recicláveis são descartados de forma inadequada. “Eu gosto da ideia de cuidar do meio, de preservar… já falei lá em casa que tem que olhar direito o que a gente joga no lixo”, contou.

Além da Escola Benedita Galvão, o Renova Palmas também está presente na Escola de Tempo Integral Rural Fidêncio Bogo, na Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, Escola de Tempo Integral Anísio Espínola e na Escola Municipal Monteiro Lobato, mas a ideia é que todas as escolas recebam um ecoponto.

Expansão
O Programa Renova Palmas é mantido pela FMA e contribui para a gestão dos resíduos sólidos na Capital. De acordo com a presidente da Fundação, Meire Carreira, além das escolas, na cidade, já conta com mais de 30 pontos de entrega voluntária, contemplando as áreas urbanas e rural. Na maior parte destes locais podem ser descartados plástico, papel/papelão e metal e alguns também recebem vidros.

Confira a relação de todos os pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis de Palmas:

Quadra Arno 12 (105 Norte) - Prédio Royal;
Arse 50 (502 Sul) - Defensoria Pública - Av. Teotônio Segurado;
Taquaruçu Grande – Posto Machado – Comunidade Água Doce;
Taquaruçu Grande – Esc. Municipal Fidêncio Bogo;
Setor Bela Vista – Escola Municipal Benedita Galvão.