Escola de campo ETI Luiz Nunes alcança o 1º lugar no Saep 2023 entre turmas 2º ano do ensino fundamental

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Secom - Redação | Publicado em 11 de janeiro de 2024 às 12:24

Segundo e terceiros lugares ficaram com as Escolas Municipais Paulo Freire e Carlos Drummond de Andrade, respectivamente

“Viva a Escola do Campo! É uma alegria poder comemorar esse resultado com as nossas crianças do 2° ano. O 1° lugar no Saep 2023 é resultado de um trabalho feito com muito amor, desenhado a cada dia no chão da sala de aula, em parceria com os professores, a equipe escolar e o apoio das famílias. Para mim, fechar 30 anos de educação na rede municipal de Palmas na gestão da sala do 2° ano é motivo de muita gratidão”, ressaltou a professora regente Terezinha Diógenes, da Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Luiz Nunes de Oliveira, localizada no distrito de Buritirana.

O sentimento da professora Terezinha, a tia Tê, é compartilhado por toda a escola que está em festa desde que foi publicado o resultado do desempenho das unidades educacionais da rede municipal de ensino da Capital no Sistema de Avaliação das Escolas de Palmas (Saep) 2023, na última segunda-feira, 08. O Saep atribuiu o primeiro lugar, na categoria 2º ano do Ensino Fundamental, para a ETI Luiz Nunes. As Escolas Municipais Paulo Freire, na Arno 32 (305 Norte), e Carlos Drummond de Andrade, na Arno 41 (403 Norte), alcançaram os 2º e 3º lugares, respectivamente.

De acordo com a professora regente, o resultado das crianças do 2° ano no Saep 2023 da ETI Luiz Nunes se deve a um conjunto de fatores, desde o desafio de alfabetizar crianças num cenário pós-pandêmico até o comprometimento da comunidade escolar que entendeu a necessidade de direcionar medidas sensíveis e significativas que pudessem contribuir para o desenvolvimento dos estudantes.

Nesse contexto, o projeto ‘Ler Tem Sabor - uma prática de alfabetização e letramento’, agregou positivamente no processo. Através dele, as crianças vivenciaram a leitura de forma significativa e saborosa. “O trabalho em equipe, parceria com os professores da parte diversificada, foi fundamental para alcançarmos esse resultado, o que destaca de forma positiva a prática de reforço com materiais diversos, como guia de aprendizagem, jogos pedagógicos, pesquisa no laboratório de informática, testes da Psicogênese da Escrita e a escrita livre na construção do livro Ler Tem Sabor”, relembra a professora regente.

Outra professora que comemorou bastante o resultado do Saep 2023 foi Márcia Letícia Gomes Barbosa, que leciona inglês para as turminhas do 2º ano. “Estou muito feliz com o desempenho dos nossos estudantes do segundo ano no Saep. É fruto do trabalho de toda equipe escolar. Nas aulas de língua inglesa, busquei realizar um trabalho interdisciplinar, com outras disciplinas do currículo, a fim de ampliar a percepção de mundo de nossas crianças, partindo de aspectos culturais da região, estendendo para outras culturas”, afirmou a professora.

Para o pequeno João Guilherme, de apenas 7 anos, o trabalho do Saep ajudou muito os alunos a serem bem dedicados à compreensão das palavras. “Sou da turma do segundo ano, da turma da Tia Tê, que nos ensinou muito. Aprendemos a ler os livros, fazer continhas e até fazer pontuação de textos e muitas outras coisas através dos livros e dos jogos. Também fizemos um livro chamado ‘Ler Tem Sabor’, um livro de rimas com frutas que nós gostamos muito”, declarou.

O diretor da ETI Luiz Nunes Ademir Bandeira disse que o resultado da turma do 2º ano vem coroar as ações do projeto político-pedagógico da unidade educacional. “A equipe escolar é muito boa e compromissada com o trabalho em sala de aula. Nós trabalhamos em prol do estudante e quando nos deparamos com um resultado como este do Saep, todos vibram porque o empenho partiu do vigia à professora regente. Outro fator importante é a presença da família, que fortalece muito o trabalho desenvolvido com os pequenos e, claro, aqueles que ganham são os estudantes”, destacou.

Texto: Semed
Edição: Juliana Matos / Secom