Escola Estevão de Castro leva criança autista com hiperfoco em aviação para conhecer aeronave da PM

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 22 de janeiro de 2024 às 15:05

O pequeno será recebido por militares nesta terça-feira, 23, às 9h, no Quartel do Comando Geral, na 304 Sul

Diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA),  Ryan Gabriel, de 8 anos, é aluno da Escola Municipal Estevão de Castro, no Jardim Aureny III, em Palmas. Os professores e profissionais que acompanham Ryan perceberam que ele possui hiperfoco em aviação e, para a alegria da criança, a unidade educacional irá levá-lo para conhecer a aeronave da Polícia Militar (PM-TO). O pequeno será recebido por militares, na companhia de seus pais, nesta terça-feira, 23, às 9 horas, no Quartel do Comando Geral (QCG), situado na Quadra AESE 31 (304 Sul).  


A mãe de Ryan, Kellen Cristina Maurer, falou da alegria em participar desse momento promovido pela Escola Municipal Estevão de Castro em parceria com a PM-TO. “Estou extremamente emocionada com essa iniciativa da escola. Para uma mãe, não há nada mais gratificante do que ver o filho sendo tratado com carinho e acolhimento. Tenho certeza de que o Ryan vai ficar muito feliz”, celebrou a mãe. 


Segundo especialistas, o hiperfoco é uma característica muito comum em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e ocorre quando apresentam um interesse intenso e altamente focado, em um ou mais assuntos, tarefas ou tópicos. Os interesses são os mais variados, como arte, música, animais, carros, dentre outros. 
 

Texto: Semed/Palmas

Edição: Juliana Matos/Secom