Escola Municipal Maria Verônica comemora o Dia do Livro Infantil relembrando obras de Monteiro Lobato

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Semed Palmas | Publicado em 16 de abril de 2024 às 14:25

Além de trabalhar a biografia do escritor brasileiro, diversas ações serão desenvolvidas com as crianças da unidade educacional

Apresentações teatrais com os personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo, produção de texto, leitura das obras de Monteiro Lobato e contação de estórias e fábula do autor, teatro musical e poemas estão entre as atividades que a Escola Municipal Maria Verônica Alves de Sousa, localizada no Jardim Aureny IV, região Sul de Palmas, está preparando para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, na próxima quinta-feira, 18 de abril. Conforma a programação, a biografia do autor de obras infantis também será amplamente divulgada entre as crianças da unidade educacional.

De acordo com a professora Gilza Alves, as atividades acontecerão em diversos espaços da escola, como sala de aula, biblioteca e pátio, de forma que todas as crianças possam interagir entre si e conhecer um pouco mais sobre um dos principais autores de livros infantis do Brasil. A professora enfatiza que “as principais obras de Monteiro Lobato já são trabalhadas com os alunos há algum tempo e fazem parte de nossa matriz curricular, claro que cada turma dentro do seu nível de aprendizagem”, esclarece.

Ao final das atividades do dia, serão apresentadas as produções dos alunos, tais como: poesia, fábula e produção textual com o tema relacionado ao autor.  Gilza Alves enfatiza ainda que o principal objetivo de se trabalhar obras de Monteiro Lobato com as crianças é proporcionar a elas a oportunidade de ampliar o seu mundo mágico, a partir do conhecimento de histórias de forma lúdica e por meio de atividades que possam instigar sua curiosidade, através das aventuras dos personagens.

“Ao apresentar aos nossos alunos a riqueza dos elementos culturais e científico, além de uma linguagem simples, elas apresentam marcas literárias fantásticas. Assim desenvolvermos em nossas crianças a imaginação, o interesse pelo conhecimento e o amor pela rica cultura de nosso país”, pontua.