Estratégias diversificadas levam ETI Almirante Tamandaré a conquistar o 1º lugar na categoria 9º ano

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Secom - Redação | Publicado em 10 de janeiro de 2024 às 11:35

Resultado com o desempenho das unidades educacionais foi divulgado na tarde desta segunda-feira, 8

Um plano de ação com estratégias pedagógicas diversificadas, realizadas de fevereiro a novembro de 2023, levou a Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré, situada na Arse 132 (1.306 Sul), a conquistar o 1º lugar no Sistema de Avaliação de Palmas (Saep),  na categoria 9º ano do Ensino Fundamental. O resultado com o desempenho das unidades educacionais foi divulgado na tarde desta segunda-feira, 8, e pode ser consultado por meio deste link


Segundo a diretora da unidade educacional, Idelma Bastos, o plano de ação da ETI Almirante Tamandaré foi elaborado pensando na reorganização do trabalho pedagógico e estratégias diferenciadas para as turmas de 2º, 5º e 9º anos. A gestora conta que foram elaboradas estratégias pedagógicas específicas com metodologias diversificadas. “Nesse contexto, focamos em aulas voltadas para o estudo das habilidades contidas nos descritores de Português e Matemática e, ainda, utilizamos técnicas como a da sala de aula invertida, gamificação, gincanas, estudos de caso e aulas interativas”, destacou. 


A gestora ainda reforçou que a conquista se deve aos esforços realizados desde os primeiros anos do Ensino Fundamental. “Foi um conjunto de fatores que ajudaram nesse resultado. Buscamos fazer um trabalho a longo prazo, mas em 2023 estabelecemos metas com médias para as turmas e intensificamos o trabalho para que os alunos tivessem uma boa aprendizagem em relação aos conteúdos ministrados. Fizemos muitos simulados e incentivamos bastante a leitura e a escrita. Um  resultado como este é consequência de um esforço coletivo, de alunos, professores e de toda a comunidade escolar", detalhou a diretora.


Além de todo investimento no ensino-aprendizagem das disciplinas, os alunos participaram de intervenções com o Serviço de Orientação Educacional da unidade, que abordou questões emocionais, como autoestima e controle da ansiedade, visando à contribuição à saúde mental dos estudantes, respeitando o contexto social, as individualidades e valorizando o potencial de cada um.


Outras colocações

Na mesma categoria, 9º ano do Ensino Fundamental, a Escola Municipal Henrique Talone, localizada Arse 24 (210 Sul), conquistou o 2º lugar. Já a Escola Municipal Anne Frank, situada na Arne 13 (110 Norte), foi classificada em 3º lugar, no Saep 2023. 

 

Texto: Semed/Palmas
Edição: Juliana Matos / Secom