ETI Fidêncio Bogo participa do programa Ser Criança é Natural

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed / Edição: Denis Rocha | Publicado em 16 de abril de 2024 às 09:34

Brincadeira com Caixa da Natureza partilha experiências ao ar livre com outras escolas do país

Brincar ao ar livre, em contato com a natureza e ainda permear as vivências com muita aprendizagem. Esta é a proposta da atividade lúdica Caixa da Natureza, parte do programa Ser Criança é Natural que tem a participação de alunos da Escola de Tempo Integral (ETI) Fidêncio Bogo, localizada no setor rural de Taquaruçu Grande, em Palmas. Sob regência da professora Rosimary Ávila, a turma do segundo ano já está concluindo sua primeira caixa, que em breve será enviada pelo correio para a Kingdom School, em Sorocada (SP).

O programa Ser Criança é Natural acontece desde 2013 e promove trocas de experiências com a natureza entre grupos ou famílias. Cada participante cria uma caixa composta por elementos que revelam a relação que vive com a natureza e a diversidade do entorno e a envia para outro participante dentro do território brasileiro. A escola palmense participa na categoria Grupos, e tem até o dia 26 de abril para enviar sua caixa à parceira.

As Caixas da Natureza foram pensadas para que crianças possam ter contato com ambientes naturais, se envolver na organização de material para compartilhar suas experiências com outras turmas e explorar o território que ocupam frequentemente e seu entorno, estabelecendo um vínculo com o local. Não há uma quantidade de elementos a serem colocados na caixa, mas deve ser suficiente para contar as experiências.

A professora Rosimary explica que duas vezes por semana os estudantes saem para vivências na natureza, exploram o ambiente e usam a imaginação para criar, desenhar e ouvir. “São coisas simples que mostram como a natureza está na rotina, nas escolas, nos espaços onde vivemos. Também queremos desenvolver uma relação do conhecimento entre a nossa escola do campo e a escola da cidade por meio da troca de experiências e vivências”, disse.

Em suas experiências, os alunos já prepararam bolo de milho e xarope de guaco, ambos colhidos na horta da escola. Pensando nos estudantes de São Paulo, colheram mel do meliponário educativo e produziram desenhos com elementos da natureza. Esta semana serão produzidos pequenos quadros, tudo com material recolhido na área verde da escola para enviar na caixa.

“É uma experiência muito rica que traz conhecimento de uma forma muito agradável. Para muitas crianças, a oportunidade de brincar com a natureza surgiu a partir do projeto”, conclui Rosemary.

Texto: Redação Semed

Edição: Denis Rocha