Exames para detectar câncer de mama são realizados em unidade móvel no Jardim Taquari

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 08 de março de 2022 às 15:11

Ação gratuita acontecerá no Cras Xerente e é apoiada pela Semus de Palmas; atendimento ocorre das 07 às 16 horas para mulheres com mais de 40 anos

Mulheres com mais de 40 anos e em situação de vulnerabilidade da Capital começaram a realizar os exames gratuitos de mamografia e ultrassonografia das mamas na unidade móvel da ação ‘Mulheres Amigas, Temporada Amazônia’. A ação segue até o próximo dia 17, das 07 às 16 horas, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Xerente,  localizado no Jardim Taquari, região sul de Palmas. 

No local, a mulher poderá receber o exame de mamografia, ultrassom e outros procedimentos complementares caso necessário. As interessadas em fazer o exame deverão realizar cadastro prévio no site da Oscip. Acesse aqui. A iniciativa é da farmacêutica global Daiichi Sankyo, realizada pela Organização da Sociedade Civil (Oscip) Américas Amigas e conta com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes) e da Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer do Tocantins

Com a carreta móvel totalmente adaptada, mais de quarenta mulheres com idade acima de 40 anos já tinham sido atendidas pela equipe de profissionais da ação até o final da manhã desta terça-feira, 08. A vendedora Ana de Fátima Araújo Reis, 55 anos, moradora da região, chegou cedo e logo foi atendida.  Ana conta que há cinco anos fez o último exame de mama. Por isso, a  preocupação e o medo de ter algum problema era grande. “Quando soube da ação, eu não perdi tempo, corri pra cá e procurei fazer o meu cadastro para ser atendida.  Foi bem rápido e tranquilo. Fiz a mamografia e já vou sair daqui com o resultado do exame. Graças a Deus não houve nenhuma alteração”, conta ela satisfeita dizendo que não doeu nada. 

A doméstica Wanda Maria Cardoso do Nascimento, 50 anos, moradora do Santa Bárbara, também foi atendida. “Tinha muito tempo que queria fazer o exame, mas com a pandemia e também pela falta de recurso, fui adiando. Agora tive a oportunidade de fazer. Com resultado mais cedo, o câncer de mama pode ser tratado para evitar a morte”, fala a moradora. 

A diretora de Compliance Jurídica e Assuntos Institucionais Estaduais da farmacêutica global Daiichi Sankyo, Tatiane Garcia Schofield, explica que o projeto “Mulheres Amigas Temporada Amazônia” tem a intenção de trazer o diagnóstico precoce do câncer de mama para mulheres em situação de baixa renda. “Palmas é a  primeira Capital da região amazônica a receber a carreta, depois seguimos para São Luís (MA), Belém (PA), Santarém (PA), Manaus (AM)  e encerramos em Cuiabá (MT). 

Tatiane explica que, ao todo, vão ser 90 dias de percurso da carreta, 60 dias de atendimento no total, sendo 10 de atendimento em cada uma dessas cidades. “Por dia a previsão é atender 65 mulheres por dia, 650 mulheres por cidade, serão  no total quase quatro mil mulheres beneficiadas por esse atendimento de prevenção e execução precoce do câncer de mama”, descreve a diretora, destacando o quanto é importante prevenir e detectar precocemente o câncer de mama. 

 

Procedimentos

Além da mamografia, as pacientes podem ainda passar por um ultrassom, serem encaminhadas para uma consulta com um mastologista e até mesmo fazerem uma biópsia, caso o resultado do exame indique necessidade. Após o diagnóstico fechado, as pacientes serão reguladas e acompanhadas no Sistema Único de Saúde (SUS) para dar seguimento ao tratamento da enfermidade com atendimento especializado.