Dia do Gari: Prefeitura de Palmas conta história de profissional que se dedica ao trabalho e alimenta sonhos

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Juliana Matos/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 16 de maio de 2022 às 08:46

Trabalhador deseja reconhecimento da profissão por parte da população e crescimento pela família

Esta segunda-feira, 16 de maio, é o Dia do Gari, ocasião oportuna para um agradecimento da Prefeitura de Palmas a todos os 320 profissionais que diariamente se empenham na coleta de lixo e limpeza da cidade. Eles trabalham nas praças, praias, avenidas e ruas internas de quadras e bairros, percorrendo toda a Capital. São homens e mulheres que se esforçam diariamente por uma cidade bem zelada. 

Este ano a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) os homenageia contando a história do Raimundo Nonato da Silva Nascimento, 45 anos. Casado e pai de um menino e uma menina, gêmeos, de 8 anos. Gari há 11 anos, atualmente realiza palitação nas ruas, recolhendo resíduos espalhados.

Raimundo enxerga a profissão com orgulho, mas, apesar do importante papel que desempenha, infelizmente ainda vivência o desrespeito pela função.  “Falta reconhecimento. A população gosta de ver a cidade limpa, mas não dá valor ainda por quem trabalha para isso”. Ele conta que já passou por algumas situações que o desrespeitaram. “Converso com meus filhos sobre como falta educação ainda nas ruas”. 

Ele conta que, se pudesse, "pediria que as pessoas pudessem valorizar o gari como um cidadão que tem um trabalho digno" e que demonstrassem atenção e carinho por quem trabalha pela cidade. Para ele, essas são formas de mostrar educação e gratidão. 

Raimundo fala com propriedade sobre merecimento porque sabe do esforço pessoal que emprega no seu dia a dia. Ele enxerga seu trabalho como um meio digno de crescimento. Sua rotina mostra isso: após o expediente diurno, ele segue, no fim de tarde, para o curso de informática básica. Lá mesmo ele toma banho e se arruma antes dessa primeira aula; em seguida, já a noite, ele vai para outra escola, onde cursa Educação para Jovens e Adultos (EJA). “Vou fazer a inscrição para o Enem, porque quero conquistar meu sonho de me formar em Serviço Social”, completa.  

A rotina de cansaço não o desestimula. “É difícil mas eu me esforço porque quero um futuro melhor. Eu mostro para meus filhos isso, que investir no estudo é importante. O cansaço vem, mas já falei que ele não vai me vencer até eu concluir o que quero”. Clique aqui para assistir uma homenagem a esses profissionais que cuidam de Palmas.

 

Leia também: Palmas tem 320 trabalhadores atuando na coleta, varrição e condução de caminhões de coleta de lixo