Gestores de institutos de planejamento urbano participam de bate-papo no Impup

Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas

Autor: Juliana Matos | Publicado em 02 de agosto de 2023 às 14:14

Evento antecede participação de representantes de vários municípios em encontro da InRede

A Prefeitura de Palmas, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup), recebeu na manhã desta quarta-feira, 2, gestores de Institutos de Planejamento de todas as regiões do País em um evento de recepção ao V Encontro da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento. O encontro acontecerá nos dias 3 e 4 de agosto em Redenção (PA), com intuito de compor a Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (inRede).

Participaram da recepção no Impup representantes de cidades de Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ), Campo Grande (MS), Rondonópolis (MT) e Brasília (DF). Também estiveram presentes, técnicos do Ministério das Cidades, da Agência Alemã de Cooperação Internacional - Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) e do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

O presidente do Impup, Lúcio Milhomem, apresentou o histórico de ocupação e construção de Palmas e seu macrozoneamento atual, esclarecendo dúvidas dos presentes sobre diagnósticos quanto ao o processo de urbanização da Capital. A exposição aconteceu em um bate-papo entre profissionais que estudam problemas e soluções urbanísticas.

“O Impup vem trabalhando com um planejamento estratégico para o futuro em busca de soluções urbanísticas para transformação de Palmas em uma cidade mais humana e inteligente frente a problemas inerentes ao crescimento acelerado de uma capital que enfrenta ocupações, irregularidades e grandes vazios urbanos”, explicou Milhomem.

Alguns dos eixos nos quais o Impup tem concentrado seus projetos atualmente em andamento são gestão de territórios; recuperação e distribuição de valorização imobiliária e o eixo equipamentos e espaços públicos de qualidade para todos.

Infraestrutura verde
A presidente da Fundação de Meio Ambiente (FMA), Meire Carreira, também participou da recepção, detalhando aos presentes o Sistema Municipal de Infraestrutura Verde e sua Gestão. O sistema foi pensado para, entre outros objetivos, identificar, preservar, recuperar e conectar áreas de interesse ambiental no Município, que foi incluído na última revisão da Legislação do Plano Diretor.

Segundo a presidente da FMA, Palmas tem grande potencial em relação ao planejamento urbano porque possui áreas verdes distribuídas uniformemente que detêm potencial de socialização dentro da Capital. “Poucas cidades têm essa oportunidade de ter, como desejamos em Palmas, parques para preservação ambiental e lazer por toda a cidade”, disse Meire.

Bate-papo com gestores
O Ministério das Cidades também esteve no bate-papo. “É importante verificar potencialidades e problemáticas locais para resolver com apoio da população desafios do crescimento urbano. Nessa última revisão do Plano Diretor, Palmas demonstrou buscar diálogo e contribuição da população. Isso é uma forma de legitimar o que está sendo feito. Não envolver a população geraria um ruído”, avaliou o assessor técnico especializado da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Ministério das Cidades, Cesar De Santis.

O bate-papo foi um pontapé para o V Encontro da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento. O vice-prefeito de Fortaleza (CE) e superintendente do Instituto de Planejamento da capital cearense, Élcio Batista, avaliou também como oportuna a ocasião para troca e a interação de gestores em dialogar sobre como se constituir e quais diretrizes são fundamentais para um bom plano diretor. “Estamos em construção de uma rede brasileira de institutos de planejamento e Palmas tem o seu próprio instituto. É muito bem-vinda a participação do Impup porque cremos no potencial de fortalecimento da capacidade institucional dos municípios de caminharem rumo ao desenvolvimento urbano sustentável”, esclareceu Batista.

A GIZ, agência de cooperação técnica entre Brasil e Alemanha, enviou representante para o bate-papo. “O nosso objetivo é apoiar a InRede porque pensamentos que é preciso pensar a longo prazo, precisamos de institutos como o Impup que sejam guardiões do desenvolvimento sustentável por longo prazo”, disse o assessor técnico sênior da GIZ, Thomaz Ramalho.