Oficina aborda cocriação do Parque Urbano do Córrego Machado nesta sexta, 23

Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas

Autor: Lorena Karlla Mascarenhas / Edição: Denis Rocha | Publicado em 23 de fevereiro de 2024 às 09:43

Técnicos do município e representantes da GIZ Brasil trabalham conjuntamente na formatação do projeto

Com a proposta de identificar desafios, oportunidades e coletar insumos para formatar o plano de ação para a criação do Parque Urbano do Córrego Machado, técnicos da Prefeitura de Palmas, se juntaram a representantes da GIZ Brasil para iniciar a formatação do Plano de Co-criação do Parque Urbano do Córrego Machado, durante oficina realizada no Instituto Vinte de Maio de Ensino Ciência e Tecnologia do Município de Palmas (IVM), nesta sexta-feira, 23. A oficina segue até o final da tarde. 

São trabalhados durante a oficina as ideias para o plano de ação envolvendo o parque linear, a regularização fundiária, e ações estruturantes, como ciclovia e infraestrutura, e ações não-estruturantes, como participação social e educação ambiental na área do Córrego Machado. 

A condução da oficina está a cargo da empresa do governo alemão GIZ Brasil, voltada para cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável. Conforme a assessora técnica, Ana Luisa Silva, a “oficina é uma forma de atuação integrada por partes dos entes, para adotar e receber as contribuições de cada um deles”. Dentre os oficineiros estão Marina Guimarães, Sérgio Myssior, Karina Queiroz, da consultoria Myr; e Daniel Wagner, da GIZ Brasil. 

Pela Prefeitura de Palmas, o presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup), Lúcio Milhomem, explicou que o trabalho de formatação do plano já vem sendo elaborado desde 2023 e que ganha mais força. “Hoje estamos pensando já nas etapas deste plano e inclusive como financiá-lo”. 

Também participaram da oficina representantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT), do Ministério Público do Tocantins (MP-TO), e de outras entidades, a exemplo da Caixa Econômica Federal e do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

 

Zoneamento Ambiental 

A ação integra o Plano de Zoneamento Ambiental lançado essa semana e que incorpora três grandes projetos de parques urbanos que irão revolucionar o traço urbanístico da cidade, trazendo mais infraestrutura verde e bem-estar, colocando a comunidade em conectividade ao meio ambiente. Saiba mais aqui

A diretora de Transformação Urbana da GIZ, Sarah Habersack, ressaltou, durante a oficina, a relevância da atuação da Prefeitura de Palmas: “não podemos pensar as ações de enfrentamento das mudanças climáticas sem incluir as pessoas, e Palmas está fazendo algo muito importante adotando medidas, tais como regularização fundiária, por exemplo”.