I Seminário dos trabalhadores do SUAS socializa experiências de trabalho

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Inês Theodoro | Publicado em 27 de setembro de 2014 às 19:15

Encerrou-se na tarde desta sexta-feira, 26, o 1º Seminário dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social -SUAS, realizado pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social (Sedes). O evento contou com a participação de 150 pessoas que receberam informações pertinentes às dificuldades, necessidades, potencialidades e oportunidades presentes na execução e gestão da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) no âmbito municipal.

O seminário apresentou uma avaliação de importância estratégica para investigar, refletir, reconstruir e realimentar ações e decisões, no sentido de otimizar os resultados no atendimento das demandas apresentadas. Além disso, possibilitou o conhecimento mais aproximado das demandas emergentes que suscitarão projetos de capacitações para os trabalhadores, gestores e conselheiros envolvidos na política de assistência social.

Para a palestrante Yolanda Guerra, em Palmas acontece uma política nova por se tratar do primeiro seminário e deve ser avaliado positivamente pelo número de pessoas que foram mobilizadas, que cumpre o seu propósito, que busca refletir sobre os trabalhadores do SUAS. “Os serviços estão sendo oferecidos com qualidade para a população e isso tudo é uma luta, é um projeto em disputa. Estamos construindo essa difícil tarefa de construção política, que na minha visão é a política mais difícil de ser trabalhada, por conta desses ranços conservadores, que ela carrega. Esse é um momento de refletir de oxigenar, para que as pessoas retornem para o seu trabalho, qualificadas e melhor orientadas para a condução da política”, disse.

A titular da Sedes, Maria Luíza Gomes, destacou a importância do seminário para os avanços de políticas públicas para o município de Palmas. “Estamos executando seminários, palestras, cursos e oficinas, sempre com o intuito de trocar experiências e qualificar nossos profissionais. Estes, especificamente, têm um valor a mais, pois se trata da dinâmica no atendimento e efetivação de políticas que valorizam os trabalhadores e atores da Assistência social.”

O evento contou com a importante presença de técnicos, servidores municipais, trabalhadores do SUAS e representantes dos Conselhos Municipais, vereadores e secretários municipais e estaduais.