Inscrições para o I Seminário Internacional Palmas Solar já estão liberadas

Secretaria Municipal da Habitação, Assuntos Fundiários e Energias Sustentáveis

Autor: Redação | Publicado em 19 de junho de 2015 às 16:26

Os interessados em participar do I Seminário Internacional Palmas Solar já podem ser inscrever através do site palmassolar.palmas.to.gov.br. Ao todo serão disponibilizadas 150 vagas. Ao lançar o Programa, que tem como objetivo tornar a Capital do Tocantins referência em energia solar para o Brasil e para o mundo, o prefeito Carlos Amastha falou dos desafios de implantar esse projeto que chamou de “audacioso e empreendedor”.

Segundo Amastha este é um dos grandes momentos pelos quais a cidade vem passando. O I Seminário Internacional é uma das etapas do Programa Palmas Solar que busca criar a 1° Capital Solar do Brasil. Coordenado pela secretária de Administração e Recursos Humanos e pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup) o projeto envolve uma equipe multidisciplinar e transversal. “Palmas será a cidade do mundo mais amigável ao desenvolvimento sustentável e uma referência em energia solar para o mundo. Vamos expandir nossa potencialidade com uma matriz energética mais acessível e barata para os investidores”, destacou.

Ainda segundo o prefeito, a sustentabilidade está diretamente ligada ao desenvolvimento econômico, com uma melhor condição de competitividade empresarial e essa situação passa certamente pelo custo da energia elétrica. Para ele, é preciso enfrentar o problema e apontar soluções para uma matriz energética economicamente viável. “É um absurdo o custo da energia elétrica, não condiz com a nossa realidade. Temos que enfrentar o problema. Toda a cadeia produtiva e social será beneficiada com a redução do preço da energia”, pontuou o prefeito.

O secretário municipal de Administração e Recursos Humanos, Alan Barbiero, falou sobre o potencial disponível em Palmas. Ao relatar as leis nacionais sobre o uso da energia solar, Barbiero apontou que Palmas sai na frente com esse programa que trará um debate rico para a construção de uma minuta de lei para o incentivo ao uso da energia solar em Palmas. “Teremos palestrantes dos Emirados Arabes Unidos, da Alemanha, da Espanha e demais experiências de sucesso. O I Seminário Internacional é um marco para ampliar o debate sobre o desenvolvimento da energia solar em Palmas. A gestão demonstra empreendedorismo, investimentos em uma cidade sustentável e uma visão de futuro com essa iniciativa”, ressaltou.

O I Seminário Internacional acontece no 29 e 30 de junho e 1° de julho, no auditório do Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins. As inscrições e a programação do evento estão disponíveis no site palmassolar.palmas.to.gov.br