Jogos Escolares da Juventude terão 31 atletas da rede municipal de ensino representando o Tocantins

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Iolete Marques | Publicado em 02 de setembro de 2013 às 18:10

A delegação tocantinense que representará o Estado na competição nacional dos Jogos Escolares da Juventude - etapa de 12 a 14 anos, contará com a participação de 31 alunos/atletas da rede municipal de ensino de Palmas. A competição das modalidades individuais acontece de 3 a 8 de setembro em Natal – Rio Grande do Norte.

O xadrez feminino será defendido pela aluna/atleta da ETI Eurídice Ferreira de Mello, Stefani Cavalcante. Na Natação, quem classificou-se para representar o Estado nos 100 M Livre foi Oseias Lucas Lopes, da escola Anne Frank, e nos 50 M Costa Ângelo Emanuel Wanderley, aluno da ETI Vinícius de Moraes.

Outra modalidade que será defendida exclusivamente por alunas/atletas da rede municipal é a ginástica rítmica que contará com a participação das ginastas da escola Anne Frank, Ana Vitória Pires, Natália Dias Vieira, Iasmim Pacheco Rocha e Tais Souza Viana.

No atletismo, competem no masculino, Michel Thiago Duarte da ETI Caroline Campelo e no feminino, Lorranne Alves Lima e Beatriz Evelin Guimarães também da ETI Caroline Campelo, e Yanka Vasconcelos de Sousa da ETI Pe. Josimo Tavares.

Já na modalidade de Judô, dos 14 atletas que representarão o Tocantins na competição nacional, seis são atletas da rede municipal de Palmas, são eles:

Masculino

-Pedro Cairo Duarte da Conceição da escola Aurélio Buarque de Holanda - categoria Ligeiro

- Pedro Gramoza Vilarinho da escola Anne Frank - categoria Leve

Feminino

- Beatriz Regina Dantas Vale da ETI Monsenhor Pedro Piagem - categoria Super-Ligeiro

- Thais da Conceição Martins da escola Luiz Gonzaga - categoria Meio-Leve

- Amanda de Oliveira da escola Beatriz Rodrigues - categoria Médio

- Wysleylane Ferreira da Silva da escola Luiz Gonzaga - categoria Meio Pesado

Modalidades coletivas

O Basquete feminino tocantinense será representado pela equipe da ETI Pe. Josimo Tavares. A competição das modalidades coletivas acontecerá no período de 9 a 15 de setembro também em Natal.

A competição

Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição de abrangência nacional cresce a cada edição e reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Atualmente, é tida como referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 3.900 cidades participantes.

Em 2013, o evento mudou de nome: passou de Olimpíadas Escolares a Jogos Escolares da Juventude. A nova designação foi para preservar o uso de expressões com o termo “Olimpíadas”, que é uma propriedade do COI.

O evento é realizado em duas etapas - em cidades diferentes - com faixas etárias distintas: de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. Na primeira, são disputadas 13 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez, além de lutas, que entrou para o programa em 2012. A de 15 a 17 anos conta também com 13, mas há diferenças: atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez, além de vôlei de praia, que entrou para o programa em 2012, e lutas, que entra em 2013. Durante os dias de disputa, há também uma programação intensa direcionada aos participantes, com atividades culturais e educativas. (Com informações do COB)