Metodologia do programa Mente Inovadora é apresentada a gestores municipais

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 19 de setembro de 2022 às 14:52

A previsão é de que a proposta seja implantada na rede municipal de ensino ainda neste mês

Diretores e gestores das unidades educacionais de Palmas participaram na tarde desta segunda-feira, 19, de um encontro no qual foi apresentada a metodologia do programa ‘MenteInovadora’, que será implantado na rede municipal de ensino ainda este mês. O encontro, que foi realizado na ETI Anísio Teixeira, reuniu, no primeiro momento, cerca de 25 educadores. Nesta terça-feira, 20, mais dois grupos de educadores vão participar do encontro, que será realizado na ETI Eurídice Ferreira de Melo, a partir das 14 horas. 


A diretora da Escola de Tempo Integral Fidêncio Bogo, Quely Fiametti, considera o momento oportuno para o conhecimento e a inserção de uma nova metodologia de ensino. “É muito pertinente pensarmos a educação de uma forma ampla, trazendo novos elementos lúdicos que contribuem para a aprendizagem e para a saúde emocional dos nossos alunos”, destacou a gestora, acrescentando a importância da vivência, do diálogo e da troca de experiências com os educadores durante o encontro. 


O programa ‘MenteInovadora’ é uma proposta curricular pedagógica para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas, através de jogos de raciocínio com ênfase na aprendizagem e no papel do professor mediador.  Integrado ao currículo da escola, o programa é aplicado em aulas semanais ao longo do ano letivo, ajudando os alunos tanto nos componentes curriculares quanto na vida cotidiana.

 

A proposta do programa é incentivar o pensamento crítico, incluindo a habilidade de planejar e tomar decisões, resolver problemas, utilizar a lógica, aprimorar a memória e desenvolver o pensamento criativo. Nesta perspectiva, o programa destaca os seguintes objetivos: desenvolvimento da consciência; habilidades do pensamento; fortalecimento das habilidades para a vida e transferência interdisciplinar.