Agência de Turismo
Autor: Deni Rocha | Publicado em 20 de julho de 2018 às 13:35
12ª edição do Festival acontece de 5 a 9 de setembro
Desde 2017, o
Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT) ganhou uma ação de divulgação prévia
do evento durante a temporada de férias, na Praia da Graciosa, que nesta semana
de 19 a 22 de julho, traz mais 17 barracas com pratos que estarão em Taquaruçu
a partir do dia 5 de setembro na 12ª edição da festa gastronômica.
O presidente
da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Eudes Assis, acentua que a divulgação,
que também aconteceu dos dias 12 a 15 de julho, pretende fortalecer a economia
do setor de alimentos e das pessoas inseridas, treinar o tempo de execução,
aferir o consumo e demanda das comidas que vão concorrer ao prêmio de 2018,
além de promover a exposição de cerca de 70% de todas as categorias, uma vez
que houve rodízio das barracas durantes as duas semanas em que esteve na
graciosa.
Assis realça
que além de divulgar os pratos, reforça a ideia de que os festivais têm como
objetivo divulgar a gastronomia local e regional, bem como os estabelecimentos
participantes. “Os eventos são focados na identidade cultural de cada região e
ajudam a fortalecer a economia e a gastronomia como um importante atrativo
turístico”, disse.
Expositores
A degustação
do festival exposto durante prévia tem sido uma ação de sucesso entre os
participantes do festival e do público presente e tem lotado a Praia da
Graciosa. Alonso Mendes Júnior, que participa com o prato ‘Lasanha banana da
terra’ afirma que está sendo bem aceito pela clientela. “O pessoal vem aqui
experimentar, e nós vamos poder treinar tanto a qualidade quanto a quantidade
dos nossos produtos”, disse.
Mendes Júnior
destaca ainda que apesar de estar ansioso pela festa, estão preparados para
seguir a grandiosidade do festival com sete pessoas trabalhando todos os dias
do evento. “Além da minha, são mais sete famílias representadas, com geração de
emprego e renda” finalizou.
Do mesmo modo
Sancleito Tavarez, participante com o prato ‘Empadinha com creme de abóbora e
massa podre’ declarou que participa pela segunda vez, e que percebeu que a
divulgação prévia contribuiu com o sucesso nas vendas no festival. “Ano passado
divulgamos e tivemos uma resposta positiva nas vendas. Este ano mudamos o prato
e precisamos experimentar”.
“Em 2017
estava com cinco pessoas, agora dobramos o número dos colaboradores, sendo duas
pessoas com carteira assinada”, disse o microempreendedor Tavarez”.
Clientes e Turistas
Presente
durante a degustação na Praia da Graciosa, a bancária Lídia Mara do Amaral,
falou sobre os pratos e ressaltou que conhece o festival desde o início e como
tem crescido nos últimos anos. “Eu comi a ‘Empada Calassio’, sabor de banana
com carne de sol, uma delícia, um prato que dá pra comer e ficar satisfeito”.
Em seguida
Lídia Amaral declarou: “Eu amo o festival, amo Taquaruçu, e cada dia a festa
está melhor, inclusive com relação ao trânsito”.
A engenheira,
Rosemeire Duarte, que degustou o mesmo prato comentou sobre a importância de se
estruturar antes, com uma prévia para corrigir possíveis erros e melhorar a
qualidade. “Essa degustação dos pratos do festival também nos faz lembrar de
Taquaruçu, com seu um clima agradável, ar turístico de cidade antiga e do
interior, características que também garantem sucesso ao evento”.