Mostra de pratos FGT supera expectativas de expositores e clientes

Agência de Turismo

Autor: Deni Rocha | Publicado em 20 de julho de 2018 às 13:35

12ª edição do Festival acontece de 5 a 9 de setembro

Desde 2017, o Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT) ganhou uma ação de divulgação prévia do evento durante a temporada de férias, na Praia da Graciosa, que nesta semana de 19 a 22 de julho, traz mais 17 barracas com pratos que estarão em Taquaruçu a partir do dia 5 de setembro na 12ª edição da festa gastronômica.

O presidente da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Eudes Assis, acentua que a divulgação, que também aconteceu dos dias 12 a 15 de julho, pretende fortalecer a economia do setor de alimentos e das pessoas inseridas, treinar o tempo de execução, aferir o consumo e demanda das comidas que vão concorrer ao prêmio de 2018, além de promover a exposição de cerca de 70% de todas as categorias, uma vez que houve rodízio das barracas durantes as duas semanas em que esteve na graciosa.

Assis realça que além de divulgar os pratos, reforça a ideia de que os festivais têm como objetivo divulgar a gastronomia local e regional, bem como os estabelecimentos participantes. “Os eventos são focados na identidade cultural de cada região e ajudam a fortalecer a economia e a gastronomia como um importante atrativo turístico”, disse.

Expositores

A degustação do festival exposto durante prévia tem sido uma ação de sucesso entre os participantes do festival e do público presente e tem lotado a Praia da Graciosa. Alonso Mendes Júnior, que participa com o prato ‘Lasanha banana da terra’ afirma que está sendo bem aceito pela clientela. “O pessoal vem aqui experimentar, e nós vamos poder treinar tanto a qualidade quanto a quantidade dos nossos produtos”, disse.

Mendes Júnior destaca ainda que apesar de estar ansioso pela festa, estão preparados para seguir a grandiosidade do festival com sete pessoas trabalhando todos os dias do evento. “Além da minha, são mais sete famílias representadas, com geração de emprego e renda” finalizou.

Do mesmo modo Sancleito Tavarez, participante com o prato ‘Empadinha com creme de abóbora e massa podre’ declarou que participa pela segunda vez, e que percebeu que a divulgação prévia contribuiu com o sucesso nas vendas no festival. “Ano passado divulgamos e tivemos uma resposta positiva nas vendas. Este ano mudamos o prato e precisamos experimentar”.

“Em 2017 estava com cinco pessoas, agora dobramos o número dos colaboradores, sendo duas pessoas com carteira assinada”, disse o microempreendedor Tavarez”.

Clientes e Turistas

Presente durante a degustação na Praia da Graciosa, a bancária Lídia Mara do Amaral, falou sobre os pratos e ressaltou que conhece o festival desde o início e como tem crescido nos últimos anos. “Eu comi a ‘Empada Calassio’, sabor de banana com carne de sol, uma delícia, um prato que dá pra comer e ficar satisfeito”.

Em seguida Lídia Amaral declarou: “Eu amo o festival, amo Taquaruçu, e cada dia a festa está melhor, inclusive com relação ao trânsito”.

A engenheira, Rosemeire Duarte, que degustou o mesmo prato comentou sobre a importância de se estruturar antes, com uma prévia para corrigir possíveis erros e melhorar a qualidade. “Essa degustação dos pratos do festival também nos faz lembrar de Taquaruçu, com seu um clima agradável, ar turístico de cidade antiga e do interior, características que também garantem sucesso ao evento”.