Mulheres atendem ao chamado e comparecem ao Dia D de Combate à Sífilis

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 20 de outubro de 2018 às 13:26

A ação segue no período da tarde nos Centros de Saúde do Jardim Taquari e Lago Sul

Mais de 60 mulheres compareceram logo cedo neste sábado, 20, ao Centro de Saúde da Comunidade do Jardim Taquari atendendo ao chamado do Dia D de Combate à Sífilis. A atividade aconteceu de forma simultânea com o mutirão do Outubro Rosa. Após passarem pela triagem, ouvirem orientações sobre a doença, as mulheres fizeram coleta do exame Preventivo do Câncer de Colo do Útero (PCCU) e ainda o teste rápido para detecção de sífilis e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) como HIV e Hepatites B e C.

O Dia D de Combate à Sífilis ocorre também no Centro de Saúde da Comunidade José Lúcio (setor Lago Sul). Em ambas as unidades, o atendimento segue na parte da tarde, das 13 às 17 horas.

A autônoma Deuslene Jacobina foi a primeira a realizar os exames. “Eu tenho 43 anos e faço exames preventivos todos os anos, porque eu acredito que se tiver alguma doença é melhor descobrir no começo que tem mais chance de cura”, disse.

Aos 58 anos, a dona de casa, Maria das Graças Viana foi a segunda a ser atendida e ouviu atentamente às orientações sobre sífilis. “Faço preventivo todos os anos e nunca deu nenhuma alteração. Meu pai já teve câncer, por isso, tenho essa preocupação de estar sempre na unidade prevenindo qualquer doença”, ressaltou.

Já Maria de Jesus Costa estava há pelo menos sete anos sem fazer exames preventivos. “Meu marido tem problema sério do coração, tenho filhos que requerem uma atenção dobrada inclusive de acompanhar em tratamento. Enfim, passei esses anos todos cuidando dos outros e esquecendo de mim. Mas agora resolvi me cuidar e fazer todos os exames necessários. Espero que esteja tudo bem, porque ter saúde é fundamental”, destacou.

Foi pensando em pessoas como a Maria de Jesus, que as equipes de saúde fizeram uma triagem separando as que sempre realizam os exames na unidade das que dificilmente procuram fazê-los. “Fomos às escolas no horário de saída das crianças para abordar as mães que vão buscar seus filhos, divulgamos em grupos de Whatsapp e as agentes de saúde intensificaram o convite a essas mulheres”, disse a enfermeira da unidade, Letícia Benício, explicando a estratégia adotada.

Segundo ela, o preconizado é a realização de pelo menos 20 exames preventivos por mês. “A área de abrangência da equipe em que atuo tem em torno de 700 mulheres entre 25 e 64 anos e quando cheguei aqui o número de mulheres que faziam preventivo era cerca de oito apenas por mês e normalmente os exames apresentam alterações e têm muitos casos de sífilis. Por isso, adotamos essa estratégia para trazer mais mulheres, conscientizando da necessidade desse cuidado com a saúde”, contou a enfermeira que está desde julho na unidade.

Números em Palmas

De janeiro a agosto deste ano, em Palmas, foram notificados 139 casos de sífilis adquirida, 92 casos em gestantes e 61 de sífilis congênita (em bebês). “A incidência da doença em nível nacional é alta. Daí a necessidade de homens e mulheres fazerem exames regularmente, pois se der positivo já inicia o tratamento. O teste rápido é simples, capaz de detectar sífilis, HIV e hepatites B e C e em 30 minutos já se tem o resultado”, explicou a coordenadora do Grupo Condutor de Infectocontagiosas da Secretaria Municipal de Saúde, Luciana Noleto.

Luciana alerta que as gestantes devem fazer o teste rápido a cada trimestre. “No caso da sífilis, o tratamento durante a gravidez evita sequelas para o bebê como baixo peso, problemas respiratórios, lesões cutâneas, má formação de dentes, hidrocefalia, surdez e retardo mental”, explicou,a reforçando a importância do uso de preservativo durante a relação sexual, pois  qualquer tipo de contato sexual sem proteção (vaginal, anal ou oral) é capaz de transmitir a infecção.