Mutirão de Negociações Fiscais registra mais de 980 atendimentos no primeiro dia

Secretaria Municipal de Finanças

Autor: Samara Martins | Publicado em 12 de dezembro de 2015 às 17:15

O contribuinte em dívida com a receita municipal tem a oportunidade de negociar seus débitos com até 100% de descontos em juros e multas no Mutirão de Negociações Fiscais, que acontece em Palmas, até 18 de dezembro, no Centro de Convenções Parque do Povo, das 8 às 18 horas. Só no primeiro dia do mutirão foram realizados 981 atendimentos.

O Mutirão é uma realização do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria do Tribunal de Justiça por meio da Central de Execuções do Fórum e apoio da Prefeitura de Palmas, com participação da Defensoria Pública do Estado do Tocantins e Cartório de Protestos, além da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros no apoio institucional.

A Ação visa reduzir o número de execuções fiscais e das dívidas em geral, refletindo na regularização da situação do cidadão e das empresas, assim como na recuperação de créditos tributários pelo Município.

Presente na abertura do Mutirão, a ministra corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Nancy Andrigh, elogiou a organização do evento em Palmas, e informou que o CNJ tem realizado essa ação em todo o País, com a finalidade de diminuir o número de execuções fiscais em trâmite no judiciário, educar o contribuinte para o pagamento de seus compromissos, e melhorar a arrecadação dos governos que assim poderão investir em políticas públicas. “Com a realização de mutirões, se os governos receberem o que há para receber, não será necessário a criação de novos impostos”, frisou.

Já o prefeito Carlos Amastha, ressaltou que a ocasião é ideal para não só para o contribuinte negociar suas dívidas, bem como verificar a ocorrência de alguma injustiça e assim solucionar o problema. “Aqui além da Prefeitura, temos o Tribunal de Justiça e a Defensoria Pública, que podem dar todo o suporte necessário ao cidadão, para que ele possa corrigir sua situação de forma justa”, disse.

Serviços

No mutirão contribuinte tem acesso aos seus dados fiscais (Secretaria de Finanças), poderá verificar a situação de sua execução (Procuradoria e Central de Execuções), receber atenção jurídica para sanar dúvida (Defensoria Pública), negociar sua dívida para pagamento à vista ou parcelado (Secretaria de Finanças), efetuar o pagamento (bancos), excluir restrições no SPC ou Serasa (Cartório de Protestos), garantir a petição da extinção (pagamento) ou suspensão (parcelamento) de sua execução (Procuradoria) e receber já a sentença de extinção (Central de Execuções), saindo com a Certidão Negativa de seus débitos (Secretaria de Finanças).

Para pagamento à vista, o contribuinte poderá obter até 100% de desconto de multas e juros. Ou parcelar em até 12 vezes (dependendo do valor) com até 50% de desconto de multas e juros.

No primeiro dia do mutirão foram realizados 981 atendimentos, sendo: Secretaria de Finanças - 496; Central de Execuções Fiscais- 180; Procuradoria Geral do Município- 51; Cartório de Protestos- 118; Defensoria- 41; e Bancos- 95.

O Mutirão será somente dias 12 a 18 de dezembro, no Parque do Povo. As informações completas podem ser acessadas no site mutiraofiscal.palmas.to.gov.br.