Núbia Oliveira, nossa professora nota 10, vence etapa regional e está na grande final do Prêmio Professores do Brasil

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 02 de novembro de 2017 às 09:55

“Dedico a conquista aos servidores do Cmei Príncipes e Princesas, do porteiro à merendeira”, emocionou-se a professora ao saber do resultado nesta quarta, 1º

Com o Projeto Cantinhos de Brincadeiras e Interações, Núbia Pereira Brito Oliveira, professora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Príncipes e Princesas, na Arne 12, está na grande final nacional da 10ª edição do Prêmio Professores do Brasil. Para chegar ao grupo seleto de melhores do País, seu trabalho, na categoria Creche, precisou vencer a etapa estadual, na qual competiu com colegas das escolas públicas tocantinenses, e a regional, agora competindo contra colegas das escolas públicas dos estados da região Norte do País.

“Um sonho que eu tinha, um objetivo de vida e profissional. Enfim, chegou a hora de comemorar”, extravasou Núbia após tomar conhecimento da conquista regional, cujo resultado foi divulgado na tarde desta quarta-feira, 1º, e para a qual foram selecionados 150 profissionais de todo o Brasil. Em seguida, ela exercitou seu espírito coletivo. “Dedico essa conquista a todos os servidores do Cmei Príncipes e Princesas, do porteiro à merendeira. Eles compreenderam o projeto e colaboraram para o sucesso da proposta”, resumiu, sem antes revelar sua persistência – já havia tentado conquistar o prêmio em outras duas oportunidades. Com os troféus estadual e regional já nas mãos, Núbia, 37 anos, casada com o orientador educacional Marlon Santos de Oliveira Brito, nascida em Formoso do Araguaia e que chegou a Palmas em 2011, agora tentará conquistar o Brasil.

Além do orgulho pela conquista tão sonhada, a professora Cmei Príncipes e Princesas ganhou um prêmio de R$ 7 mil, além de viagem apoiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para participação em programa de capacitação na Irlanda e equipamentos de informática com conteúdo educativo para as escolas.

Etapa nacional e categorias

No total 30 vencedores regionais estarão na etapa nacional, cuja cerimônia de divulgação dos resultados e de premiação acontecerá no dia 6 de dezembro, na Praça das Artes, na cidade de São Paulo, capital paulista.

Realizado desde 2005, o Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com instituições que buscam reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de educadores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

Os professores concorreram em seis categorias: creche; pré-escola; ciclo de alfabetização: 1º, 2º e 3º anos; 4º e 5º anos; 6º ao 9º e ensino médio. Serão R$ 255 mil em premiações, em dinheiro, distribuídos para os vencedores. Haverá ainda viagens e equipamentos de informática e atletismo oferecidos como prêmios aos professores do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas que tenham desenvolvido experiências pedagógicas criativas e inovadoras.

Conheça o projeto vencedor da professora Núbia

O Cantinhos de Brincadeiras e Interações é um projeto desenvolvido no Cmei Príncipes e Princesas, na Arne 12, e consiste em uma intervenção pedagógica construída diretamente por professores e pais de 40 crianças com três anos de idade. Envolve a reorganização de espaços, materiais e rotinas que trazem o cuidado e criam uma sala de aula diferente, onde se desenvolve a autonomia em ações simultâneas de trabalho, de brincadeiras e interações com os pares e com adultos, utilizando a metodologia de cantinhos para contemplar os eixos, interações e brincadeiras das Diretrizes Curriculares, em uma abordagem reflexiva da prática pedagógica.