Palmas 32 anos: Permeada pelo Cerrado, cidade encanta e desperta o sentimento de pertencimento

Secretaria Municipal de Comunicação

Autor: Redação Secom | Publicado em 13 de maio de 2021 às 15:26

Moradora da Capital desde 1999, Dilsilene Ayres é apaixonada pelo pôr do sol e as belezas naturais locais

Professora universitária e nascida em Porto Nacional (TO), Dilsilene Maria Ayres de Santana mora em Palmas desde 1999, e já começa a entrevista cravando: “Sou daqui! Sou do Tocantins e cresci cercada pelo Cerrado e andando por Palmas, com toda a sua natureza: os pássaros, o pôr do sol, as praias... é uma forma de me encontrar, de reviver minhas idas para fazenda dos tios na infância”, frisa. “O Cerrado é força, com suas pedras, flores, árvores. E, apesar de toda sequidão, do fogo, ele se embeleza novamente, se recupera”, narra emocionada.

Dilsilene destaca que os moradores de Palmas foram presenteados com o pôr do sol mais bonito. “O pôr do sol nos meses de setembro e outubro, em Palmas, é de uma beleza que me arrebata. Aquela grande bola vermelha tingindo o céu me traz uma força, me provoca uma grande emoção”, diz. “Já viajei para muitas cidades no Brasil, e Palmas tem o pôr do sol mais bonito. Claro que sou suspeita, pois estou falando da minha terra”, destaca, em tom de brincadeira.

Indo além das áreas verdes, parques e praias, Dilsilene também frequenta as cachoeiras e trilhas na serra, agora com mais cuidado, sempre usando máscara e sem aglomerações, em razão da pandemia da Covid-19. Assídua frequentadora do Mirante do Limpão, localizado a poucos quilômetros do Centro da cidade, na Serra do Lajeado, o ponto mostra uma vista privilegiada da cidade e também da serra. “Participo de grupos que gostam de fazer trilhas na serra e, às vezes, erramos o caminho ou aparece uma cobra e eu digo: tudo bem, não importa. Apenas ter estado aqui já valeu à pena, pois o Cerrado é deslumbrante”, conta.

“Eu digo aos meus colegas, Palmas é mística. Quando eu cheguei, me falaram que só fica em Palmas quem a cidade escolhe. Quando eu cheguei aqui, em 1999, que vi os pés de Pequi floridos nas praças, fiquei impressionada. Todo dia, ao sair para fazer atividade física, o batismo é encontrar as araras passando. Não me vejo em outro lugar”, enfatiza Dilsilene.

Em meio à natureza, a capital do Tocantins conta com muitos atrativos. Além de praias e parques, dispõe de cachoeiras e outras belezas que encantam moradores e visitantes.

Atrativos em Palmas

· Praia das Arnos