Palmas abre licitação para serviços de levantamento de dados geoespaciais

Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas

Autor: Juliana Matos | Publicado em 17 de outubro de 2023 às 05:55

Contratação vai munir vários serviços e projetos do Município com informações cartográficas espaciais mais atualizadas

A Prefeitura de Palmas fará licitação para contratação de empresa especializada para prestação de serviços de levantamento aerofotogramétrico, com revisão cadastral para criar base de dados geoespaciais para projetos de várias secretarias e autarquias. O edital da Concorrência Pública Nº 7/2023 foi publicado na edição Nº 3.317 do Diário Oficial do Município (DOM), disponível para consulta aqui.

A abertura da licitação está programada para acontecer no dia 4 de dezembro, às 14 horas na sala de licitações da Superintendência de Compras e Licitações, na Quadra Arso 61 (603 Sul), Alameda 5, Lote 2. O telefone para dúvidas referentes ao certame é (63) 3212-7244 ou 3212-7243, das 13 às 19 horas.

Segundo o Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup), o estudo vai fornecer dados cartográficos espaciais atualizados da área urbana de Palmas que ajudarão em estudos sobre planejamento territorial do Município. Com o levantamento aerofotogramétrico será possível, por exemplo, a atualização do Cadastro Imobiliário da cidade e análises mais fidedignas para conferência, aprovação de loteamentos e ações voltadas à fiscalização.

Certame

A licitação permitirá a contratação de prestação de serviço especializado para fornecimento de produtos cartográficos atualizados, como mapas territoriais precisos com alta resolução gráfica.

Entre os serviços previstos no edital estão: implantação de Rede de Referência Cartográfica do Município de Palmas, Levantamento Aerofotogramétrico e Perfilamento a Laser, Aerotriangulação, Restituição Estereofotogramétrica Digital, Geração do Modelo Digital de Superfície, Geração de Ortoimagem Digital e Mapeamento Móvel. Também está prevista a Geração dos Conjuntos de Dados Geoespaciais Vetoriais (CDGV) e Geração de Modelo Digital de Terreno.

Próximo edital

Segundo o Impup, está previsto o lançamento de segundo edital, ainda neste ano de 2023, que irá complementar o fornecimento de informações qualificadas a projetos e serviços da Prefeitura e que envolverão a Construção da Base de Dados Temáticos do Cadastro Mobiliário e Imobiliário, a Construção de um Sistema Gerenciador, Geoportal e Atualização da Planta Genérica de Valores.

“Todos estes serviços irão modernizar a gestão da informação acerca do Cadastro Urbano e possibilitar que o Município de Palmas ofereça à população serviços de qualidade, confiabilidade, rapidez e eficiência”, explicou a diretora de Monitoramento do Impup, Mônica Medeiros.