Palmas é referência na Educação Integral e se destaca em ciclo de seminários promovido pelo MEC

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed/Palmas | Publicado em 24 de agosto de 2023 às 10:54

Superintendente de Gestão Escolar, Suiany de Sousa Costa, participou do evento realizado em Belém,

As Escolas de Tempo Integral de Palmas (Etis) são referência e modelo de estrutura, qualidade e desempenho, o que atraiu nos últimos anos gestores de outras cidades brasileiras para conhecê-las mais de perto. E para apresentar este sistema educacional implantado na Capital é que a  superintendente de Gestão Escolar Secretaria Municipal da Educação (Semed), Suiany de Sousa Costa, está participando do ciclo de seminários, com tema: “Escola em Tempo Integral - princípios para a política de Educação Integral em Tempo Integral”, promovido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), que termina nesta quinta-feira, 24, em Belém (PA).

No evento, realizado na região Norte do Brasil, Suiany compartilhou a proposta de ETI Infantil de Palmas e o motivo do município se destacar no ensino em tempo integral com investimentos financeiros, estruturas, recursos humanos, alimentação e um pedagógico consolidado com excelentes resultados.

“O MEC, com este ciclo de seminários centralizado por regiões, nos dá a oportunidade de um debate justo, construído a partir da realidade de território e proporcionando legitimidade de uma participação coletiva em prol de política pública, partindo do seu contexto social e de suas especificidades locais. Participar de encontros como este nos faz pertencentes ao processo consciente da responsabilidade social que temos e nos motiva a continuar desenvolvendo uma Educação em Tempo Integral de qualidade”, destaca a superintendente.

A capital mais nova do País possui atualmente quatro escolas que ofertam turmas de pré-escola em Tempo Integral, 13 CMEIs que atendem algumas turmas em Tempo Integral e um Cmei 100% Integral, sete ETIs urbanas adaptadas e seis padrão, quatro ETIs do campo adaptadas e uma ETI padrão. A rede municipal de ensino da Capital atende crianças com idades de 0 a 14 anos – do berçário ao 9º ano.

O Programa Escola em Tempo Integral é uma estratégia do Governo Federal com fomento financeiro e apoio técnico para viabilizar o alcance da meta 06 do Plano Nacional de Educação 2014-2024 (Lei N.° 13.005/2014), política de Estado construída pela sociedade e aprovada pelo parlamento brasileiro. Sua finalidade é estimular a criação de matrículas na educação básica em tempo integral, considerando os estudantes em maior situação de vulnerabilidade social, na perspectiva da educação integral e alinhada à BNCC.

Participam do evento todos estados da região Norte, além de universidades, Ministério do Esporte, Ciências e tecnologias, Direitos Humanos e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).