Palmas reafirma compromisso contra queimadas aderindo ao Protocolo do Fogo

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Juliana Matos | Publicado em 09 de agosto de 2017 às 13:01

Prefeitura lembra que adesão reforça as ações preventivas e de combate a focos de calor já desenvolvidas na Capital pela Defesa Civil Municipal

Para garantir reforço às ações de prevenção e combate a queimadas, Palmas ratificou a adesão ao Protocolo do Fogo. A assinatura do termo de adesão aconteceu no Parque dos Povos Indígenas, na manhã desta quarta-feira, 9. O protocolo reafirma o compromisso municipal no envolvimento, além da Defesa Civil Municipal, de diferentes segmentos locais com ações focadas na prevenção do uso do fogo, como as Secretarias Municipais de Educação, Saúde, Desenvolvimento Rural e a Fundação de Meio Ambiente.

O superintendente da Defesa Civil Municipal, Iranilto Sales, lembrou que o Protocolo do Fogo, além de pontuar no ICMS Ambiental, é um compromisso que reforça as ações de prevenção e combate às queimadas já desenvolvidas. “Tudo que está no protocolo o Município já desenvolve e, inclusive, já nos dá bons resultados, como a brigada comunitária em Taquaruçu Grande, que adota as primeiras medidas de controle antes de o fogo se propagar para, em seguida, nos comunicar a ocorrência para irmos combater. Outros exemplos são palestras em escolas, blitze educativas, ações no campo que orientam sobre uso alternativo ao fogo, visitas de agentes de endemias. São ações que envolvem vários setores que têm ação vocacionada para esse assunto”, acrescentou Sales.

O prefeito Carlos Amastha reafirmou o compromisso com o protocolo e elogiou o trabalho já realizado pela Defesa Civil e pelas brigadas voluntárias que colaboram com a missão em Palmas.. “Palmas tem um grande compromisso com esse protocolo. Queremos celebrar o tempo de seca sem queimadas”, frisou.

O superintendente de Gestão Ambiental do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Natal Castro, explicou que o cumprimento ao protocolo exige o envolvimento dos palmenses. “É uma ação que envolve toda a sociedade civil e a comunidade para a prevenção dos focos de calor. Todas as secretarias nos ajudam a diminuir esse mal que afeta o meio ambiente e o homem. Estamos de portas abertas para trabalharmos juntos para diminuirmos ainda mais esses registros”, disse.

Parcerias

Ao todo, 15 municípios tocantinenses aderiram ao Protocolo do Fogo, documento que registra o compromisso da sociedade local com a prevenção de queimadas e estimula a integração emergencial de diferentes setores para preservação de áreas verdes urbanas e rurais e da qualidade do ar, além do respeito à suspensão da queima controlada até 30 de outubro e da legislação que garante punição a responsáveis por queimadas florestais e urbanas. São parceiros do Protocolo do Fogo o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a Defesa Civil do Tocantins e o Exército.