Palmas se une ao Compacto de Prefeitos para combater as mudanças climáticas

Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas

Autor: Redação Secom | Publicado em 18 de novembro de 2015 às 08:52

O prefeito de Palmas Carlos Amastha participa nesta quarta-feira, 18, em Belo Horizonte (MG), de reunião convocada pela Frente Brasileira de Prefeitos para assinar o termo de compromisso dos prefeitos brasileiros, denominado Compacto de Prefeitos, uma coalizão global de líderes de cidades dedicados a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa (GEE). O documento será levado à Conferencia das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-21), a ser realizada em Paris (França), entre os dias 2 e 7 de dezembro.

Em BH, o prefeito Amastha fará um resumo das ações estratégicas planejadas para a cidade de Palmas: projeto de mobilidade pública integrado e eficiente: com BRT complementado pelo sistemas cicloviário, calçadas caminháveis e arborização e de transporte hidroviário; projeto de estímulo à competitividade econômica; e desenvolvimento urbano e ambiental encarando as mudanças climáticas.

Ao participar do Compacto de Prefeitos, Amastha reforça o compromisso de Palmas com a ação climática pela contabilização das emissões de GEE e dos efeitos das mudanças climáticas na cidade, criando um plano de ação que inclui uma meta de redução de emissões e implementando um sistema de medição de emissões e monitoramento de riscos climáticos.

“O Compacto de Prefeitos fortalece o compromisso de nossa cidade com seus cidadãos e seus negócios. Ao comprometer-se com o Compacto de Prefeitos, estamos continuando nosso trabalho para que Palmas seja um lugar onde as pessoas querem viver e as empresas querem investir. As medidas que adotamos em nível local terão impacto global; e ao melhorar nossa cidade, estamos ajudando a criar um mundo melhor para a população urbana de hoje e para as gerações que estão por vir”, reitera Amastha.

O enviado especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para Cidades e Mudanças Climáticas, Michael R. Bloomberg fala da importância desta adesão. "Quanto mais cidades participarem no Compacto, maior será seu impacto. Eu aplaudo todos os prefeitos que se juntaram, e estamos ansiosos para receber mais cidades em nossa crescente coalizão."

Uma pesquisa recente mostra que se cada governo local no mundo tomasse medidas em conformidade com o Compacto de Prefeitos – particularmente focando nos setores de eficiência energética, transporte e resíduos – poderíamos reduzir as emissões globais de gases de efeito estufa pelo equivalente a um corte de mais de metade do uso anual de carvão do mundo.

Sobre o Compacto de Prefeitos

O Compacto de Prefeitos foi lançado em setembro de 2014 pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e seu enviado especial para Cidades e Mudanças Climáticas, Michael R. Bloomberg. O Compacto foi ativado sob a liderança de redes globais de cidades – Grupo C40 de Liderança Climática das Cidades (C40), ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI) e Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) – e com o apoio da UN-Habitat, principal agência da ONU sobre questões urbanas. Neste período que antecede a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Paris, a ambição e união entre as cidades através do Compacto de Prefeitos irá inspirar os líderes mundiais a seguir o exemplo e elaborar um acordo climático global em Paris. (Com informações Assessoria ICLEI)