Parceiros viabilizam diversidade em exposições e divulgação de informações de interesse acadêmico e social

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed/Palmas | Publicado em 15 de novembro de 2023 às 11:58

Tecnologia aplicada à educação, aparelhos de realidade virtual e até impressoras em 3D estão presentes nos estandes da 8ª Fecit

Desde sua concepção, a Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia (Fecit 2023), que está em oitava edição, abre suas portas e conta com parceiros que enriquecem o debate científico na comunidade palmense com suas participações. Alguns já tradicionais, outros chegando há breve tempo, é fato que a cada ano surgem novidades que despertam interesse nos estandes, acolhem adolescentes em busca de sua vocação e contribuem para a formação e informação do futuro profissional.

Um dos estandes mais animados da feira foi o da BRK Ambiental, onde é possível fazer um tour virtual por uma estação de tratamento de água, da captação ao tratamento, e também do esgoto coletado, além de dicas de consumo consciente. A assistente social Júlia Soares explica que teve que reduzir o tempo de exposição para que todos os interessados pudessem ter acesso às informações. “É a tecnologia junto ao saneamento”, explica.

No estande da Unicatólica, quem recebe os visitantes, é a coordenadora do curso de zootecnia da universidade, Kedma Nayra. Ela explica que a Fecit é um evento de grande importância para uma instituição que se preocupa com a formação integral do ser humano, e que a cada ano a Unicatólica se empenha em promover uma melhor participação. “Buscamos apresentar nossa produção, grades dos cursos, valores da instituição, projetos de extensão, tudo em uma linguagem que seja acessível e clara a todos os públicos.”

No estande do IFTO, os acadêmicos de engenharia elétrica Francisca Leite e Kaik Muniz traziam os rudimentos da termodinâmica e do fenômeno da convecção do calor de forma a atender até mesmo os mais leigos no assunto. Fenômenos como a incidência de chuvas e alterações climáticas dividiam espaço com a disponibilização dos cursos do instituto. “Buscamos tornar estas informações acessíveis a todos”, disse Francisca.

O engenheiro Eriberto Álvares organiza a visitação a outro estande muito procurado, o do Itpac/Afya, com interessantes novidades na área de tecnologia para educação na área médica. Por meio do sistema Digital Health, os visitantes puderam participar da simulação de aulas em 3 D em anatomia, fisiologia e patologia, ministradas em medicina e demais cursos da área de saúde. Acerca da participação na Fecit, Eriberto acredita que ultrapasse em muito o interesse institucional. “É sobretudo uma forma de despertar o interesse por cursos na área médica. Nosso país está carente destes profissionais.”

O caminhão do projeto Nossa Energia, da Energisa, já percorre escolas em todo o estado promovendo visitas virtuais ao sistema de geração e distribuição de energia, além da evolução das lâmpadas e sistemas de uso eficiente de energia. “Sempre participamos da feira porque é uma excelente oportunidade de divulgar nosso trabalho, dada à grade visitação ao nosso caminhão. Aqui também tiramos muitas dúvidas acerca de segurança e acesso à tarifa social”, exemplifica o promotor Wallison Carvalhedo.

O Ceulp/Ulbra participa este ano com dois estandes. Um deles trazia informações gerais da universidade, divulgadas pela acadêmica e servidora da instituição, Dábrea Letícia, que considera a feira uma gigantesca oportunidade de acesso e integração à ciência, de expor e acessar informações valiosas. “Institucionalmente, vemos que a Fecit tem o potencial de despertar o interesse pela ciência e pelo estudo em si. Isto interessa a todas as universidades, a toda a sociedade”, considera.

O estande do Senac foi outro que investiu em tecnologia para demonstrar. Além de equipamentos de exposição em realidade virtual e robótica, o funcionamento de uma impressora em 3 D funcionava em tempo real. “Estou maravilhado. Participei recentemente de uma das maiores feiras científicas da América Latina, e posso afirmar que Palmas está no mesmo nível, seja no quesito estrutura ou qualidade de expositores”, afirma o consultor Abimael Silva.

Texto: Semed/Palmas
Edição: Secom