Prefeitura, arquitetos e engenheiros discutem propostas de desenvolvimento urbano

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais

Autor: Samara Martins | Publicado em 10 de março de 2016 às 08:25

As propostas e ações desenvolvidas pela Prefeitura de Palmas para a área de desenvolvimento urbano da cidade centralizaram as discussões em encontro entre os profissionais de arquitetura e urbanismo e da engenharia e o prefeito Carlos Amastha na tarde desta quinta-feira, 09, no Instituto de Previdência de Palmas (Previpalmas).

Na ocasião o prefeito Carlos Amastha falou dos compromissos e metas da gestão a partir da participação de Palmas na Conferência Mundial do Clima – a COP 21, em dezembro de 2015, e também sobre a preparação da Capital para a Habitat III, Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Moradia, que acontecerá em Quito no Equador, em outubro de 2016.

Dentre os assuntos debatidos estão o Plano de Desenvolvimento Palmas Sustentável, elaborada através da Iniciativa Cidades Sustentáveis (ICES), e o Plano de Arborização Urbana de Palmas, já concluído, e que deverá ser apresentado ainda em março, e a adesão da Capital ao Compacto de Prefeitos, uma coalizão global de líderes de cidades dedicados a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa (GEE)

Para o Palmas Sustentável a Prefeitura recebeu assessoria da ICES para elaboração de diagnósticos e projetos para cidades intermediárias, que segundo Amastha representam o modelo de cidades para as questões urbanas atuais. “As cidades intermediárias são a solução para os problemas urbanos das cidades, e Palmas pode ser referência neste sentido”, disse Amastha. O Palmas Solar, que oferece incentivos a quem adere a geração de energia solar também foi apresentado pelo prefeito.

Para a arquiteta e urbanista Mariana Poli Antunes, o fato do gestor municipal levantar as discussões sobre as questões urbanas da cidade representam um avanço. “Queria elogiar essa iniciativa do prefeito de se colocar nessa discussão com os profissionais”, afirmou.