Prefeitura cancela audiências públicas do Plano Diretor e articula junto à UFT a realização de mais reuniões setoriais

Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas

Autor: Redação Secom | Publicado em 12 de outubro de 2015 às 11:07

Atendendo à recomendação do Ministério Público Estadual (MPE) de aprofundar os debates sobre a revisão do Plano Diretor de Palmas, a Prefeitura de Palmas por meio do Instituto de Planejamento Urbano de Palmas (Ipup) cancelou as audiências públicas previstas para acontecerem nos dias 14, 15 e 16 de outubro e reuniu-se na tarde da última sexta-feira, 09, com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) para discutir a criação de uma agenda de mais reuniões setoriais para ampliar a discussão com entidades diretamente envolvidas no processo.

“Temos três grandes eixos a discutir nesta revisão, a mobilidade urbana, a orla de Palmas e o desenvolvimento econômico. Obviamente, percebemos que ainda precisávamos ajustar e discutir com todos os seguimentos da sociedade o que for melhor para nós antes de irmos para as audiências, por isso contamos com o apoio da UFT, pois reconhecemos o trabalho desenvolvido por esta academia”, explicou o Prefeito de Palmas, Carlos Amastha, complementando "e diante da recomendação do MPE, decidimos recomeçar todo o processo para que não fique dúvida do cumprimento de todos os prazos legais e da mais ampla discussão."

Para o reitor da UFT, Márcio da Silveira, a atitude do prefeito Amastha denota humildade e confiança. “Eu nunca vi em toda história da universidade um prefeito com esta visão do compromisso e papel da academia nos processos do município, por isso temos que aproveitar a oportunidade e ajudar”, exclamou o reitor.

A necessidade de ampliar os debates se deu após a Caixa Econômica Federal entregar oficialmente à Prefeitura de Palmas o “Plano de Ação Palmas Sustentável”, na quinta-feira, 08. Trata-se de um documento para nortear o desenvolvimento sustentável de Palmas para as próximas as presentes e futuras gerações, proposto pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) através do programa Iniciativa Cidades Sustentáveis (ICES).

De acordo com o presidente do Ipup, Luiz Masaru, “o Cidade Sustentáveis será a diretriz norteadora da revisão do Plano Diretor preconizado no Estatuto das Cidades e o trabalho desenvolvido seguindo a metodologia do ICES/BID é fundamental para agregar conhecimento e inserir Palmas no contexto internacional”.

Conforme a Lei Federal nº 10.257/01, autodenominada Estatuto da Cidade, após dez anos de sua vigência, o Plano Diretor deve ser revisado. Em Palmas, este prazo finda em 2017, haja vista que o Plano Diretor Participativo de Palmas compreende a Lei Complementar nº 155/07. Masaru explica que a revisão do Plano Diretor de uma cidade não acontece apenas no último ano, e sim nos 10 anos que antecedem a discussão. “Todas as questões que são apontadas e percebidas na cidade nesse período que se inicia a partir da última revisão realizada, integram o processo”, afirma.

Em Palmas, a discussão oficial foi iniciada, segundo Masaru, com a inclusão da cidade, há cerca de um ano, na Iniciativa Cidades Sustentáveis (ICES) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que realizou diagnósticos sociais, econômicos e ambientais na Capital, além de uma pesquisa de opinião pública, que resultaram em um Plano de Ação para Palmas.

O secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Humano, Alan Barbiero, reiterou que o processo de revisão é complexo, por isso o executivo recorreu à academia. “Enquanto professores universitários temos uma percepção crítica de uma visão de mundo, por isso a parceria é salutar para afinarmos o debate e juntos construirmos uma agenda de reuniões setoriais até o debate se exaurir e partirmos para as audiências públicas”, manifestou Barbiero que também integra o corpo docente da UFT.

“Elogio a postura do executivo municipal em querer ouvir todos os atores diretamente envolvidos, todos tem que ter espaço. E se, de fato assim acontecer, a cidade sairá ganhando”, declarou o professor doutor Élvio Quirino.

Participaram da reunião, o prefeito Carlos Amastha; o reitor da UFT, Márcio da Silveira; a vice-reitora, Isabel Auler; presidente do Ipup, Luiz Masaru; o secretario Extraordinário de Implementação de Projetos Especiais, Ephim Shuger; secretário de Desenvolvimento Urbano Sustentável, José Messias de Souza; secretário de Integração Social e Defesa do Consumidor, Tiago Andrino, além de professores da UFT e demais autoridades.

Agenda reuniões setoriais

As reuniões setoriais acontecerão com diversas entidades. Serão ouvidas nessas reuniões as universidades, movimentos sociais, entidades classistas, empresários e comerciantes. Assim que o cronograma for encerrado, uma nova data para as audiências públicas será determinada.

O Ipup já realizou reuniões com professores e estudantes da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), com Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins (CAU/TO), e com os proprietários de áreas às margens da TO-050.