Prefeitura de Palmas prioriza melhorias contínuas no transporte coletivo em benefício aos cidadãos

Agência de Transporte Coletivo de Palmas

Autor: Redação ATCP | Publicado em 03 de agosto de 2023 às 05:11

Ações demonstram o comprometimento da Gestão em aperfeiçoar o sistema de transporte urbano

A Prefeitura de Palmas está empenhada em promover melhorias contínuas no transporte coletivo urbano para beneficiar os cidadãos da Capital. Por meio da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), diversas iniciativas têm sido implementadas para atender às necessidades da população e proporcionar uma experiência de locomoção pública mais agradável e eficiente.

Entre as melhorias realizadas, destaca-se a oferta de tarifa zero nos finais de semana e feriados, incentivando o uso do transporte público durante esses períodos e desta forma contribui para a redução do tráfego e das emissões de poluentes. Além disso, a ATCP implantou ônibus exclusivos para mulheres, garantindo maior segurança e conforto para esse público específico.

Conforme o presidente da ATCP, Eliezer Moreira de Barros, a Agência tem investido também em sistemas de monitoramento nas estações e nos veículos, permitindo um controle mais eficiente do serviço e possibilitando ações rápidas em casos de incidentes ou necessidades de ajustes operacionais.

“Além das mudanças operacionais, estamos focados na infraestrutura e acessibilidade dos ônibus também, garantindo que pessoas com mobilidade reduzida tenham acesso adequado ao transporte público. Além disso, outra medida adotada foi na parte operacional do sistema, com a expansão das linhas de ônibus, ampliação de rotas e intensificação das viagens, buscando abranger mais áreas da cidade e atender a um número maior de moradores. Essa iniciativa contribui para uma maior integração entre os diferentes bairros e regiões, facilitando o deslocamento dos cidadãos”, destaca.

Frota
Atualmente, a frota da ATCP conta com 189 veículos em operação, e a média diária de embarques é de cerca de 51 mil passageiros, excluindo os embarques dos fins de semana devido à gratuidade. Os números mostram a relevância do transporte coletivo na mobilidade urbana da cidade e reforçam o compromisso da Prefeitura em aprimorar ainda mais a qualidade do serviço.

Dentre as melhorias pretendidas, ocorreu, na última terça, 1º de agosto, o procedimento licitatório, na modalidade Pregão Eletrônico, para a contratação de empresa especializada para fornecimento, implantação, retirada e manutenção de abrigos em pontos de parada de ônibus. Serão implantados 325 abrigos; mais 175 abrigos, com 500 estruturas de apoio para comunicação; 80 abrigos serão retirados e outros 85 serão readequados e/ou reparados. A previsão orçamentária para essa ação é de R$ 15,9 milhões.

Audiências públicas
Para fortalecer o diálogo com a população e garantir que as decisões estejam alinhadas com as necessidades da comunidade, a Gestão está promovendo audiências públicas do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob).

Nessa 3ª fase das audiências, estão sendo apresentados prognósticos resultantes de simulações de cenários futuros e propostas de rede para o transporte coletivo de Palmas, permitindo que os cidadãos expressem suas opiniões, sugestões e preocupações em relação ao transporte, contribuindo para o desenvolvimento de políticas mais efetivas e inclusivas.

As ações demonstram o comprometimento da Prefeitura de Palmas em aperfeiçoar o transporte coletivo, buscando soluções que atendam às demandas presentes e futuras da cidade.