Prefeitura estuda implantação de projeto de energia elétrica sustentável

Secretaria Municipal da Habitação, Assuntos Fundiários e Energias Sustentáveis

Autor: Malena Mota | Publicado em 01 de março de 2016 às 12:06

Com vista à economicidade do município de Palmas, aliado a um projeto de criação de energia elétrica por meio de um modelo sustentável, técnicos da empresa Kyocera Solar do Brasil Ltda apresentaram, na manhã desta terça-feira, 01, o projeto de Energia Elétrica Sustentável para Palmas, que consiste em transformar os resíduos sólidos encaminhados ao aterro sanitário de Palmas em energia elétrica. O encontro aconteceu no gabinete II, localizado no Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup).

A proposta do projeto, segundo adiantou o secretário de Energias Sustentáveis, Raffael Boff, é instalar placas de energia solar nos prédios públicos, e esta energia gerada será de um mega de energia solar e dez mega de energia oriundas dos resíduos sólidos, por meio da criação de uma parceria público-privada, na qual poderá abastecer os prédios públicos a preços mais acessíveis, bem como a posterior venda do excedente ao consumidor final.

Boff explica que com este projeto será possível primeiramente dar utilidade maior ao aterro sanitário da Capital, e adianta que apesar deste ser considerado um modelo para o estado do Tocantins é possível buscar alternativas para aumentar a vida útil do aterro. “Com este projeto podemos reduzir em 97% do volume deste lixo, e ainda gerar energia elétrica por meio deste lixo, e sem poluir o meio ambiente, contribuindo para diminuir o impacto socioambiental”, disse.

O secretário adianta que este é um projeto visando o futuro da Capital, visto que Palmas hoje tem um planejamento de uso do aterro, mas que deverá pensar também no futuro. “Esta já é uma realidade nos países de primeiro mundo, onde são gerados de 30% a 40% da sua energia proveniente deste processo, e Palmas também quer caminhar nesta direção, e mesmo já atendendo todas as normativas da política de resíduos sólidos publicadas em 2010, nos queremos ir além, que é dar um valor agregado transformando lixo em energia, e encaminhar ao aterro apenas a parte que realmente não tenha utilidade “a escória”, enfatizou Boff.

Para o presidente da Kyocera Solar do Brasil, Sérgio Benfica, a escolha da Capital para implantação deste projeto de energia solar sustentável é devido ao interesse da Capital em buscar trabalhar com energia solar, e poder contribuir com um projeto que poderá agregar o tratamento dos resíduos sólidos com a geração de energia solar, proporcionando o melhor uso desses resíduos.

Para o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, “o município precisa encontrar e desenvolver o potencial em relação à tecnologia. Sem dúvidas queremos que a energia solar seja o grande gerador de desenvolvimento de nossa cidade”.