Prefeitura promove curso de capacitação em urgência e emergência pediátrica para enfermeiros e técnicos da rede municipal

Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão

Autor: Redação IVM | Publicado em 20 de setembro de 2016 às 15:01

Com o objetivo de capacitar servidores, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam de forma assistencial nas Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Instituto Vinte de Maio (IVM), por meio da Escola de Gestão Pública de Palmas, deu início na manhã desta terça-feira, 20, à qualificação profissional “Urgência e Emergência Pediátrica”. O curso se estende até sexta-feira, 23, no auditório do Samu.

A abertura da qualificação foi feita pela presidente do IVM e superintendente da EGP, Lédyce Nóbrega Porto. Na oportunidade, ela falou sobre o programa Servidor Multiplicador, do qual o curso faz parte, e deu as boas-vindas aos participantes. Um dos instrutores da capacitação, Mauro Antonio Casta Maues, que é enfermeiro do Samu, também destacou a importância que o programa tem de dar oportunidade aos servidores públicos municipais de desenvolver suas potencialidades e multiplicar seus conhecimentos.

A técnica de enfermagem Maria Mirian Ramos dos Santos, que trabalha na UPA Sul, é uma das participantes. Há cerca de quatro anos trabalhando na Prefeitura, esse é o primeiro curso que faz pela Escola de Gestão e conta que se interessou pela qualificação por ser um instrumento de aprendizagem que irá melhorar o seu desempenho no serviço.

O curso tem carga horária de 30 horas, e além do instrutor Mauro Antonio Maues, as aulas serão ministradas pelo também enfermeiro Emannuel Calisto da Costa Brito. Entre os assuntos a serem discutidos durante o curso estão: Legislação e Ética; aspectos anatômicos e fisiológicos em pediatria; cinemática de trauma; pneumonia; crise asmática; identificação de choque – hemorragia; abordagem pediátrica; manejo de vias aéreas; afogamento; maus-tratos; prática de avaliação primária; intoxicação; medicação de emergência; queimadura, diarreia e crise convulsiva.